Sem tempo para lamentar, Grêmio se prepara para enfrentar o Fluminense pelo Brasileiro

A competição entra em sua reta final, e cada jogo é uma final para o Tricolor. Para superar a atual fase, imprensa, torcida, atletas e direção gremista acompanham a contagem regressiva do campeonato com a mão na calculadora

Sem mais tempo para lamentar a derrota no clássico, o Grêmio já se prepara para enfrentar o Fluminense amanhã (9), às 21h30, na Arena, em mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. A competição entra em sua reta final, e cada jogo é uma final para o Tricolor. Para superar a atual fase, imprensa, torcida, atletas e direção gremista acompanham a contagem regressiva do campeonato com a mão na calculadora.

Situação na tabela

Mas só os números não irão bastar, pois as probabilidades de vencer o atual momento se tornam mais remotas a cada jogo. E o que provoca certa descrença é o fato de que o Grêmio precisa a partir de agora de um aproveitamento similar ao dos líderes do Brasileirão. Isso porque tanto direção quanto especialistas trabalham com o cenário de que, ao fim do campeonato, o Tricolor precisará ter somado 44 pontos, o que demanda seis vitórias nos nove jogos que faltam. Ou cinco vitórias e três empates. Mas, para se ter uma ideia, em todo o campeonato, o Grêmio tem sete vitórias e 17 derrotas, 29,9% de aproveitamento.

A situação piorou na última rodada. Não bastasse o abatimento pela derrota para o maior rival, o Grêmio viu sua distância para o primeiro clube fora do Z-4 aumentar. Ontem (7), o Bahia venceu o São Paulo com gol do ex-colorado Rossi. Com a vitória, a equipe de Salvador deixou para o Santos a 16ª colocação, com 35 pontos. Assim, o espaço que separa o Tricolor da parte de fora da zona de rebaixamento foi de sete para nove pontos.

Desfalques contra o Fluminense

Na partida de amanhã, pelo menos cinco jogadores que iniciaram o Gre-Nal não vão a campo. Por cartão, estão de fora Bruno Cortez, expulso na confusão pós-jogo, e Thiago Santos, pelo terceiro cartão amarelo. Além deles, o goleiro Gabriel Chapecó, o paraguaio Villasanti e o colombiano Borja, estão de fora das próximas três partidas. Eles foram convocados para suas seleções, que têm jogos pelas Eliminatórias.

Para a partida, o Grêmio tem só essa segunda-feira para ajustar problemas dos últimos jogos. O Tricolor vem de quatro derrotas, em jogos nos quais teve lampejos de evolução, mas ainda falhando no momento de mostrar constância e capacidade de definir a partida. No Gre-Nal, por exemplo, o Inter começou tentando impor seu ritmo, mas o Grêmio aos poucos foi encontrando espaços.

Em alguns momentos, Ferreira e Douglas Costa conseguiram certa vantagem pelos lados, sobretudo em cima de Saravia. Mas ficou nisso. Fato é que a torcida espera mudanças para o jogo contra o Flu.

Transmissão

O Canal Premiere transmite a partida

Arbitragem

Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistente: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Assistente: Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)