Seca atinge 100% do território gaúcho entre agosto e setembro, aponta Monitor de Secas

O Rio Grande do Sul é o sexto estado em termos de área atingida por algum grau de seca

O Rio Grande do Sul teve todo o seu território com seca entre agosto e setembro. A informação é do Monitor de Secas, dispositivo criado para examinar a situação da seca no país e que conta com a coordenação técnica e operacional da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).

Segundo os dados do Monitor, a área de seca grave subiu de 3% para 7% do território gaúcho. Essa situação é a mais grave desde janeiro, quando 69 por cento da área do Estado passava por seca grave, enquanto 2% estava em seca extrema.

A condição de seca em todo o seu território é uma realidade para o Rio Grande do Sul desde outubro de 2020. O Estado vive uma realidade de chuvas abaixo da média, o que deve ser acentuado no curto prazo em função dos efeitos do fenômeno La Niña, que vai acarretar a diminuição nas precipitações ao longo da primavera e do verão.

Veja a situação do Rio Grande do Sul no mapa

Crédito: arte Agora RS, sobre dados do Monitor de Secas/ ANA

No quadro geral, o Rio Grande do Sul é o sexto estado em termos de área atingida por algum grau de seca, ficando atrás de Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e Goiás. No entanto, mesmo com boa parte de sua área atingida pela seca, a região Sul é a segunda com menor severidade, ficando atrás apenas do Nordeste.

As regiões com maior gravidade são sudeste e Centro-Oeste, onde há registro não só de seca grave mas também de seca excepcional. A pesquisa não levou em conta a região Norte.

O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses. Acima desse período, os impactos são de longo prazo.

A metodologia do Monitor, em operação desde 2014, foi baseada no modelo de acompanhamento de secas dos Estados Unidos e do México.