Rio Grande do Sul tem mais de 500 mil clientes sem luz após temporais

O motivo dos cortes são quedas de árvores e postes, além de danos nas redes de distribuição devido a destelhamentos ou por causa de desligamento de transformadores.

Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (25) deixam milhares de instalações de energia elétrica com o fornecimento interrompido. O motivo dos cortes são quedas de árvores e postes, além de danos nas redes de distribuição devido a destelhamentos ou por causa de desligamento de transformadores.

Ao todo, são 526 mil unidades consumidoras com fornecimento interrompido. A estimativa é que 1,5 milhão de pessoas estejam às escuras no início da noite desta quinta-feira.

Conforme a RGE Sul, ao menos 330 mil clientes estão sem fornecimento de energia elétrica após os temporais da tarde desta quinta-feira em sua área de concessão. A maior parte dos problemas está na região metropolitana. A queda de luz afeta, por exemplo, a circulação de comboios da Trensurb entre Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo.

A CEEE-D, que é gerida pela Equatorial Energia, disse que tem problemas de abastecimento em várias cidades do Estado, como Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, Camaquã e Dom Pedrito. A empresa informou que 196 mil unidades consumidoras estão com o fornecimento interrompido. A concessionária, no entanto, não informou o número de clientes afetados por cidade.