Rio Grande do Sul tem ao menos 200 mil clientes sem luz após temporais

No auge do temporal, cerca de 526 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento interrompido.

O Rio Grande do Sul tem ao menos 200 mil unidades consumidoras sem fornecimento de energia elétrica. O motivo dos cortes é o temporal que atingiu Porto Alegre e região metropolitana no início da tarde desta quinta-feira (25). Na Capital, os problemas com a luz estão concentrados nos bairros Petrópolis e Menino Deus, mas não há uma estimativa de quantos clientes estão sem luz.

No auge do temporal, cerca de 526 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento interrompido. Isso representa cerca de 1,5 milhão de gaúchos sem luz. O serviço foi restabelecido para 324 clientes. Ainda resta por restabelecer o serviço para 202 mil unidades.

Conforme a CEEE Equatorial, são 85 mil clientes com o fornecimento interrompido em sua área de concessão. Além de Porto Alegre, há problemas no abastecimento na região metropolitana, Centro-Sul e no Litoral Norte. A CEEE espera normalizar a distribuição gradualmente, mas não há previsão para normalizar o serviço a todos os clientes.

Já na área de concessão da RGE Energia, são outros 117 mil unidades consumidoras desligadas. Os problemas estão concentrados na região metropolitana, Vale do Sinos, além de municípios do interior. A empresa ainda não tem previsão de quando o serviço será normalizado.