Reitor da Unisinos recusa condecoração concedida pelo Itamaraty

O padre enviou uma carta ao Itamaraty em que atribui a negativa a "atual incapacidade do Governo Federal" em dar rumo correto a políticas públicas.

O padre Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos, recusou a comenda de Cavaleiro da Ordem de Rio Branco. A condecoração concedida pelo Ministério das Relações Exteriores foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (26).

O padre enviou uma carta ao Itamaraty em que atribui a negativa a “atual incapacidade do Governo Federal de dar rumo correto para as políticas públicas para as áreas da Educação, Saúde, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia”. Na mesma carta, porém, ele reconheceu a legitimidade e importância da insígnia, e diz que ficou “muito honrado” em ser lembrado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Conselho da Ordem de Rio Branco.

A decisão do reitor vem na sequência de atitudes semelhantes de outros homenageados e reflete a relação de atrito do atual governo com a área da ciência no País. No início de novembro, 21 brasileiros renunciaram à medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pelo presidente Jair Bolsonaro por meio de decreto.

Além destas recusas, recentemente mais de 200 cientistas e personalidades que já fazem parte da Ordem Nacional do Mérito Científico divulgaram uma carta em protesto à exclusão dos pesquisadores Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda da lista de agraciados com a homenagem. A honraria dada aos dois foi revogada um dia após a condecoração. O motivo seria o fato de os cientistas serem responsáveis por trabalhos que desagradaram ao governo Bolsonaro.