Queijo artesanal de Bom Jesus ganha medalha de ouro em concurso internacional

O queijo artesanal serrano produzido na queijaria Chácara dos Padres, de Bom Jesus, recebeu a medalha de ouro em um concurso internacional.

O queijo artesanal serrano produzido na queijaria Chácara dos Padres, de Bom Jesus, recebeu a medalha de ouro em um concurso internacional.

O produto concorreu com mais de 800 queijos nacionais e de outros países, avaliados por mestres queijeiros de diversas nacionalidades, no Araxá Internacional Cheese Awards, ocorrido em Araxá, Minas Gerais.

O proprietário da queijaria, Alexander Ribeiro de Liz, disse que essa foi primeira vez que participou de um concurso internacional.

A partir da conquista da premiação internacional e do trabalho de desburocratização da legalização em curso, Ribeiro de Liz acredita que será possível expandir o mercado do queijo bicentenário para além das fronteiras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. “Queremos desmistificar o uso do leite cru na produção do queijo artesanal que é de excelente qualidade e feito com extrema higiene, obedecendo os sistemas de inspeção”, acrescenta o proprietário.

A secretária da Agricultura parabenizou o trabalho da Chácara dos Padres. “Fico extremamente feliz em saber do sucesso do queijo produzido nos Campos de Cima da Serra e quero salientar que estes produtores podem contar com o apoio da Secretaria para que seus negócios se desenvolvam ainda mais”, incentiva Silvana Covatti.

O queijo serrano é um produto típico e exclusivo da região dos Campos de Cima da Serra e do Planalto Sul-Catarinense.

Segundo a Sepdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), o queijo é produzido de forma artesanal há mais de 200 anos, por meio da adaptação de uma receita de origem portuguesa, sendo transmitido de geração a geração.