Programação gratuita do CHC Santa Casa nos próximos dias

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, promove nos próximos dias uma série de atividades gratuitas.

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, promove nos próximos dias uma série de atividades gratuitas. Confira a agenda:

Dia 6, às 15h | Santa Casa através das Memórias

Na edição de novembro, o projeto resgata a história da instituição a partir das memórias do médico Rogério Gastal Xavier, que trabalhou como voluntário na Enfermaria 29 da Santa Casa (1972-1975), e também na Enfermaria 4, já como Professor Assistente da FAMED/UFRGS (1976-1978). Transmissão ao vivo pelo Youtube do CHC Santa Casa.

Dia 8, às 20h | Live: O que a pandemia está fazendo (e ainda fará) com minha cabeça?

O encontro irá abordar o impacto do isolamento e do distanciamento social e como eles podem afetar as emoções, piorar transtornos mentais já existentes ou deflagrar transtornos em quem não tinha.

A live terá a participação dos médicos psiquiatras Ygor Arzeno Ferrão e Pedro Eugênio Mazzucchi Santana Ferreira. Transmissão ao vivo pelo Youtube do CHC Santa Casa.

Ygor Arzeno Ferrão: Professor Associado da UFCSPA, Preceptor da Residência Médica em Psiquiatria UFCSPA/HMIPV; Membro do Consórcio Brasileiro de Pesquisa em Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Pedro Eugênio Mazzucchi Santana Ferreira: Professor Adjunto da Escola de Medicina da PUCRS, Professor do Curso de Especialização em Psiquiatria da PUCRS, Professor do Programa de Residência em Psiquiatria do Hospital São Lucas da PUCRS e Coordenador do Ambulatório de Psiquiatria das Adições do Hospital São Lucas da PUCRS.

Ciclo Histórias da Saúde | Dia 9, às 19h

Com o tema Projeto Rondon, a maior sala de aula do Brasil, a edição de novembro do Ciclo conta com a participação da médica pneumologista Mara Rúbia André Alves de Lima.

A palestra tem como proposta explorar a história de mais de 50 anos do projeto, coordenado pelo Ministério da Defesa em busca de soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais.

Além disso, também busca discutir as capacitações do Projeto Rondon na saúde, na educação, na cultura e nos direitos humanos, em comunidades vulneráveis; e refletir sobre as lições de vida e cidadania oportunizadas aos estudantes do ensino superior, fortalecendo a liderança e a responsabilidade social. Transmissão ao vivo pelo Youtube do CHC Santa Casa.

Mara Rúbia André Alves de Lima: Professora da Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, com doutorado (UFRGS) e especialização em Mídias da Comunicação (MEC). Foi pesquisadora no Asthma Center-Toronto General Hospital (Canadá) e prof. da Faculdade de Medicina da UFRGS.

Atualmente, é professora visitante (Fulbright Program) na Cátedra de Saúde Global da Rutgers University/New Jersey (EUA).