Policial que matou colega de farda na zona norte de Porto Alegre é preso

O brigadiano, que tem 34 anos e não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante delito e deve ficar preso durante o curso da investigação. 

O policial militar que atirou e matou um colega de farda, no fim da tarde de ontem (1º) está preso. O caso ocorreu na avenida 21 de Abril, no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre. O brigadiano, que tem 34 anos e não teve o nome divulgado, foi detido em flagrante e deve ficar preso durante o curso da investigação. A Polícia Civil busca saber o que motivou o disparo.

Conforme a investigação, nenhum dos dois militares estava em serviço. Ambos conversavam em frente a um estabelecimento comercial, junto a um Hyundai HB20 prata, quando foram abordados por dois homens – jovens, com aparência de vinte e poucos anos – já de arma em punho. Eles teriam anunciado um assalto, mas houve reação. O policial Lucas Oliveira, 37 anos, atirou contra a dupla, enquanto o outro colega, que atua no município de Bagé, na Campanha, se escondeu atrás do carro.

Após a fuga dos ladrões, Oliveira voltou até o veículo, um HB20 prata, e procurou pelo colega, que atirou nele. A bala atingiu a cabeça de Lucas, que veio a óbito ainda no local. O policial atuava no 20º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e havia ingressado na corporação em 2007.

O brigadiano que fez o disparo foi preso em flagrante delito e foi encaminhado ao Batalhão de Policia de Guarda, que fica localizado próximo ao Presídio Central. Ele deve ser apresentado à Polícia Civil nesta terça-feira para a tomada de depoimento. Os policiais buscam saber o motivo que levou o PM realizar o disparo.

Policial morto estava afastado e seria expulso da BM

De acordo com o tenente-coronel Ivens Giuliano Campos dos Santos, comandante do 20º BPM, o soldado Oliveira estava afastado das funções no batalhão. Ele respondia a um processo por envolvimento com o tráfico de drogas. O PM também já havia sido preso em uma ação da Corregedoria da Brigada Militar e estava em processo de expulsão da polícia militar gaúcha.

Imagens vão auxiliar na resolução do caso

Ao menos duas câmeras de videomonitoramento serão cruciais para a resolução do caso do policial no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre. Elas captaram não só a conversa do soldado Oliveira com o policial de Bagé, como a ação dos criminosos e o disparo que resultou em morte.

Conforme as imagens, ambos estavam na frente de uma loja no fim de tarde. Ainda estava claro. O soldado Oliveira estava escorado em veículo Hyundai HB20 prata, conversando com o outro policial.

É quando dois criminosos surgem, já de arma em punho, aparentemente anunciando um assalto. Os dois PMs reagem, mas de forma antagônica. Enquanto o policial lotado em Bagé se esconde atrás do veículo, o soldado Oliveira entra no carro e começa uma intensa troca de tiros.

Os dois ladrões se assustam com a reação e tentam empreender fuga. Um deles ainda esbarra em um muro de tijolos e cai no chão. É quando o soldado que iria morrer momentos depois corre e vai até o muro, enquanto os criminosos saem em disparada.

Segundos depois, já sem poder fazer nada por causa da fuga dos ladrões, Oliveira retorna e procura pelo colega. O outro policial reage já atirando, possivelmente acreditando que a pessoa que se aproximava dele era um dos bandidos que tentava o assalto.

Oliveira foi baleado na cabeça e caiu ao chão imediatamente. O outro policial fugiu, correndo por trás do veículo e não é possível identificar pelo vídeo se ele percebeu que havia baleado o colega e não um dos ladrões.