STJD determina que Grêmio jogue de portões fechados até julgamento de atos de vandalismo na Arena

Grêmio também não pode ter ingressos de visitante até que o caso seja julgado pelo STJD. Ainda não há prazo para análise da ação. 

Os atos de vandalismo de parte da torcida dentro da Arena, no último domingo (31) em jogo contra o Palmeiras, começam a cobrar seu preço para o Grêmio. O time gaúcho terá que mandar seus jogos com portões fechados e não terá acesso a carga de ingressos nos jogos como visitantes até o julgamento da ação no Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol). Ainda não há prazo para o julgamento da ação.

O presidente do órgão, Otávio Noronha, deferiu na tarde desta quarta (3), uma liminar que obriga o Grêmio a jogar com os portões fechados em jogos em casa e não possa ter torcida fora de Porto Alegre. O presidente do Tribunal atendeu pedido da Procuradoria da Justiça Desportiva.

“[…] Sua Torcida olvidou-se da paixão pelo Futebol, para declarar, e pior, travar, uma verdadeira guerra traduzida na medieval transformação da Praça Desportiva em palco de uma verdadeira batalha campal. Sendo esse em suma, o nefasto clima que gravita atualmente sobre a Torcida do Grêmio […] é razoável cogitar-se que novamente se poderá instaurar nos Estádios, caso nada seja feito para se evitar, uma verdadeira Praça de Guerra, em detrimento à segurança de Torcedores e Profissionais envolvidos no evento”, destaca o presidente do STJD.

“Por todo o exposto, tenho por bem DEFERIR a liminar, para determinar que os próximos Jogos sob mando do Grêmio Foot-ball Portoalegrense válidos pelo Campeonato Brasileiro Série A 2021, ocorram com os Portões Fechados, suspendendo outrossim o direito da Agremiação de adquirir para sua Torcida, carga de ingressos de Visitante, até o julgamento final desta demanda”,  conclui Noronha.

Ainda no domingo, o Procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Ronaldo Piacente, denunciou o Grêmio e entrou com pedido liminar para que o clube atue sem torcida por causa da invasão de campo na Arena. O procurador fez a denúncia com base no artigo 213 do CBJD, por não prevenir e reprimir invasão, desordens e lançamento de objeto, e no 211, por deixar de manter estádio com infraestrutura necessária para garantir a segurança da partida.

As penas previstas são multa de até R$ 100 mil e perda de até 10 mandos de campo. A punição é válida tanto para jogos como mandante quanto visitante. Ainda não há uma data para o julgamento da denúncia da Procuradoria. Normalmente, um julgamento desse tipo ocorre em até duas semanas após os atos sob escrutínio.

O Grêmio não se manifestou, até o momento, sobre a decisão do STJD.