Prefeitura de Gravataí alerta população para o aumento dos casos de esporotricose

A Prefeitura de Gravataí alerta a população para o aumento dos casos de esporotricose, também conhecida como “Doença do Jardineiro''.

A Prefeitura de Gravataí alerta a população para o aumento dos casos de esporotricose, também conhecida como “Doença do Jardineiro”.

Doença causada por fungos, que estão presentes em cascas de árvores, espinhos de plantas, palhas e na terra, e acomete, principalmente, os gatos e os humanos.

“Entre os gravataienses, de acordo com dados da Viemsa, somente em 2021, 30 pessoas foram infectadas pela esporotricose. Estes números representam um aumento aproximado de 130% em relação a 2020, quando foram diagnosticados 13 casos. Já em 2019, nenhum caso foi constatado e, em 2018, apenas uma pessoa foi infectada”, informou a prefeitura.

O titular Secretaria Municipal da Saúde , Régis Fonseca, ressaltou que a conscientização das pessoas é muito importante para conter o aumento dos casos de esporotricose.

“Ao se contaminar, é muito importante que as pessoas procurem atendimento em nossas unidades de saúde, o mais rápido possível. Desta forma, o município pode prestar o atendimento ágil e correto ao infectado.”

Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde de Gravataí, Vanessa Prates, o diagnóstico precoce é fundamental, principalmente, pelos altos índices de recuperação nestes casos.

Em caso de suspeita, os moradores devem entrar em contato com a Viemsa pelo telefone 3600-7740.