Porto Alegre registra aumento de escorpiões amarelos

De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, em 2021, foram notificadas 104 visualizações de escorpiões amarelos na cidade.

Uma ação da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no entorno da Praça Dom Feliciano, no Centro Histórico de Porto Alegre, resultou na captura de 24 escorpiões amarelos. Vinte e três eram adultos e um filhote.

Segundo o gerente da unidade de Vigilância Ambiental, Alex Lamas, o número é expressivo e proporcional às visualizações registradas na região.

“Em 2021 foram registradas 48 visualizações do animal no entorno da praça – entre as 104 notificações feitas ao Núcleo de Fiscalização Ambiental da SMS por meio do serviço 156”, explica. Os animais capturados foram encaminhados para o Centro de Informações Toxicológicas (CIT) do Rio Grande do Sul.

De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, em 2021, foram notificadas 104 visualizações de escorpiões amarelos na cidade, com maior ocorrência no Centro Histórico, seguido do bairro Anchieta.

Neste ano ocorreram dois acidentes na região do bairro Anchieta e um no Centro Histórico. Lamas enfatiza que erradicar o escorpião amarelo não é um objetivo da secretaria.

“Trata-se de um animal que se adaptou muito bem à cidade, o importante é manter medidas de orientação à população, de prevenção a acidentes e de controle à densidade populacional”, diz.

Os escorpiões amarelos se alimentam de baratas, por isso é importante o cuidado com a limpeza em residências, comércios e vias.

“A maior parte dos animais foi encontrada em poços de telefonia, mas também houve captura no passeio público”, explica o agente de fiscalização João Luiz da Silva, que coordenou o trabalho no local.

Contato

Em caso de visualização do escorpião, a recomendação é fazer contato pelo serviço 156 (telefone, APP 156+POA ou meio eletrônico. É importante informar o local exato da ocorrência e meio de contato.

Diante da suspeita ou confirmação do acidente (quando uma pessoa é picada pelo escorpião), a recomendação é levá-la o mais rápido possível para o Hospital de Pronto Socorro, único local da cidade com o soro escorpiônico.

O escorpião amarelo tem veneno altamente tóxico, capaz de levar à morte – especialmente crianças, pessoas idosas ou com comorbidades – em poucas horas. A picada é extremamente dolorosa.

Cuidados preventivos:

  • Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;
  • Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha;
  • Mantenha camas e berços afastados da parede;
  • Evite que lençóis toquem no chão;
  • Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
  • Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;
  • Mantenha os ambientes sem entulhos e sem lixo.