Porto Alegre: linha Alimentadora Nonoai será reativa em caráter experimental por 15 dias

Medida passa a valer a partir de quarta-feira (1º de dezembro). Também a partir desse dia, linha Belém Velho / Cristal / UFRGS terá mais horários.

A linha A85 – Alimentadora Nonoai será reativada a partir de quarta-feira (1º de dezembro) em carater experimental por 15 dias, conforme decisão da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, linha vai contar com seis viagens por dia: 6h40, 7h, 12h20, 12h40, 19h e 19h20. A linha A85 faz a integração entre o bairro Nonoai, na zona sul de Porto Alegre, com o Terminal de ônibus Princesa Isabel, no bairro Azenha.

Após o período de teste, será feita analise do comportamento da demanda de passageiros. A EPTC vai poder avaliar a permanência da circulação da linha, a necessidade de ampliação ou readequação da oferta.

O itinerário permite a integração com as linhas radias ou transversais sem a necessidade do pagamento da segunda tarifa. A integração gratuita ocorre somente com o uso do cartão TRI mesmo que o cartão não tenha crédito e o cliente pague a tarifa em dinheiro. O consórcio Viva Sul, responsável pela operação, estará com uma equipe mobilizada para distribuição do cartão TRI de forma gratuita para aqueles clientes que ainda não possuem cartão.

Linha de Belém Velho / Cristal / UFRGS terá mais viagens

Outra alteração prevista para esta quarta-feira é a ampliação da oferta da linha 286 Belém Velho / Cristal / UFRGS. Serão adicionadas 12 viagens diárias, passando de 45 para 57 viagens por dia, sendo 29 sentido bairro ao terminal e 28 sentido terminal ao bairro.

Com isso, se faz um aumento de viagens no pico da manhã, pico da tarde e entrepico. O primeiro horário saindo da UFRGS às 6h e último horário saindo da UFRGS às 21h30. Primeiro horário saindo do Barra Shopping às 6h35min e último horário saindo do Barra Shopping às 22h30.

O intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) será de 20 minutos. Já o intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) será de 35 minutos, e o intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h), de 30 minutos.