Ponto de virada para sair do Z-4 ou mais um passo rumo à vaga na Libertadores: Quanto vale o Gre-Nal deste sábado?

O Inter segue no pelotão da frente, tentando firmar sua condição de postulante à vaga na Libertadores de 2022. Já uma derrota praticamente sela a condição de rebaixado do Tricolor

A dupla Gre-Nal se enfrenta hoje (6), às 19h, no Beira-Rio, em um jogo que vale muito. O Inter segue no pelotão da frente, tentando firmar sua condição de postulante à vaga na Libertadores de 2022. O Colorado é 7º colocado com 41 pontos e está a três pontos do G-6. Não vencer pode fazer a equipe do técnico Diego Aguirre se embolar com equipes que vêm atrás na tabela e, ao mesmo tempo, ver o grupo dos primeiros colocados se distanciar.

Mas é sem dúvida para o Grêmio que a situação é mais dramática. Uma derrota praticamente sela a condição de rebaixado do Tricolor. Nos números, caso acabe perdendo o clássico, o Grêmio manteria no mínimo os sete pontos que já o separam da parte de fora do Z-4, ou seja, precisaria de no mínimo três rodadas para ter a chance efetiva de abandonar a zona de rebaixamento.

E há sem dúvida o aspecto anímico. Há muito simbolismo no Gre-Nal. Quem perde enfraquece sua confiança dentro de campo e certamente vê piora na sua atmosfera de trabalho. Talvez por isso algumas análises apontem para o fato de que ambos os times já estejam se preparando, ainda que mentalmente, para esse confronto há mais de uma rodada.

O Inter

No caso do Inter, houve a questão dos pendurados contra o São Paulo, entre eles Yuri Alberto, principal fonte de gols do Colorado no campeonato. Yuri foi retirado do jogo já no aquecimento. A explicação foi que o atacante sentiu dores no tornozelo esquerdo. A semana foi dedicada à recuperação. O Gre-Nal será uma oportunidade para o jovem, que ainda não marcou nenhum gol no clássico.

Além de Yuri, o Inter já tem assegurada a volta de praticamente todos os titulares para o Gre-Nal. Rodrigo Dourado e Patrick retornam de suspensão. Outro que volta é Taison. O meia-atacante não jogou contra o São Paulo por desgaste físico. Ele também estava pendurado.

Uma das dúvidas que restava era o goleiro Daniel, que a ainda sente dores em função de uma fissura na costela. Mas ele não foi relacionado para partida. Seu substituto deve ser Marcelo Lomba. Só falta saber agora se Moisés vai a campo, pois ele teve lesão muscular na coxa esquerda constatada. Caso não jogue, a vaga deve ser de Paulo Victor.

O Grêmio

O Grêmio aposta suas fichas todas nesse jogo. Sem dúvida vê nele um ponto de virada para que a equipe ponha fim na recente sequência de três derrotas consecutivas e volte a vencer no Brasileiro. Para isso, Vagner Mancini deve promover mudanças na equipe.

A principal delas pode ser Campaz, grata surpresa contra o Galo mineiro. Apesar de ter colocado a mão na bola no lance do pênalti que garantiu a vitória da equipe de Belo Horizonte na última quarta-feira, o colombiano melhorou a condição do Grêmio na partida, e, por isso, pode aparecer entre os titulares.

O Grêmio está há 28 rodadas na zona de rebaixamento. A projeção atual é que, para escapar do descenso, o Tricolor deva chegar, até o fim do Brasileirão, aos 44 pontos, o que significa uma campanha proporcional a dos líderes do campeonato.

Todos os ingressos vendidos para o primeiro Gre-Nal com torcida única da história

Pela primeira vez na história, o clássico Gre-Nal terá torcida única. O motivo é a punição sofrida pela torcida do Grêmio após a invasão do gramado da Arena no jogo em que o Tricolor saiu derrotado pelo Palmeiras no último domingo (31).

Por sua vez, o Inter anunciou que todos os ingressos para o clássico já foram vendidos. Assim, cerca de 25 mil colorados vão acompanhar o time no Beira-Rio. O contingente cresceu depois que o governo do Estado aumentou para 50% a capacidade de ocupação permitida em estádios gaúchos.

Arbitragem

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ),
Assistente: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
Assistente: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ).

Transmissão

A partida será transmitida pelo canal Premiere