Policial é morto a tiros na zona norte de Porto Alegre

O caso ocorreu na avenida 21 de Abril, no bairro Sarandi. A identidade do policial não foi divulgada.

Um policial militar foi morto a tiros na zona norte de Porto Alegre na tarde desta segunda-feira (1º de novembro). O caso ocorreu na avenida 21 de Abril, no bairro Sarandi, por volta das 18h10.

A vítima, identificada como Lucas Oliveira, de 37 anos, era soldado do 20º BPM (Batalhão de Polícia Militar) há 10 anos. O batalhão atua na zona norte de Porto Alegre.

Imagens de câmeras de videomonitoramento registraram que o PM estava em frente de uma loja. Ele estava escorado em veículo Hyundai HB20 prata, conversando com outro policial, quando dois criminosos surgiram, de arma em punho, aparentemente anunciando um assalto.

Houve reação. O soldado Oliveira entrou no carro e fez uma série de disparos, enquanto o outro brigadiano, não identificado, se protegeu atrás do veículo e lá ficou. Segundos depois, o PM saiu do interior do HB20 e foi até um muro. Quando retornou, procurou pelo colega. O outro policial reagiu atirando, acreditando que a pessoa que se aproximava era um dos bandidos que tentava o assalto.

Oliveira foi baleado e caiu ao chão. O outro policial fugiu, correndo por trás do veículo. Não é possível identificar pelo vídeo se ele percebeu que havia baleado o colega.

O soldado Oliveira veio a óbito ainda no local. Por causa do atendimento da ocorrência, a avenida 21 de Abril foi bloqueada. Equipes da Brigada Militar, da Polícia Civil e do IGP (Instituto-Geral de Perícias) estiveram no local. Uma perícia foi realizada e as imagens das câmeras podem ser decisivas para identificação dos ladrões. O caso está sob investigação da Polícia Civil.

Também nesta segunda-feira, um policial militar morreu em um acidente de trânsito no Distrito Industrial de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre. O soldado Alessandro Darcy Pinto Fagundes conduzia uma motocicleta quando colidiu contra a traseira de um caminhão que fazia uma manobra de ré na avenida das Indústrias. O brigadiano também era lotado no 20º BPM (20º Batalhão de Polícia Militar). Ele chegou a ser encaminhado em estado grave para o Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha. No entanto, o quadro continuou se agravando até evoluir a óbito.