Podcast Meio-Dia: escolas estaduais participam de seminários sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Um brigadiano reagiu a uma tentativa de assalto na noite de ontem, na zona norte de Porto Alegre. O policial teria sido abordado por dois indivíduos, que se aproximaram em duas motos e anunciaram um assalto. O PM, que estava armado, reagiu e fez disparos de arma de fogo. Um dos homens foi atingido, caiu da moto e morreu no local. A BM não informou o nome, a idade ou se ele tinha antecedentes criminais. O outro assaltante conseguiu fugir, mas foi preso ao buscar atendimento médico em Viamão. O policial, que atua no 11º Batalhão de Polícia Militar, não ficou ferido. O caso foi registrado na Polícia Civil, que vai investigar o fato.

A Polícia Federal realiza, desde ontem, um mutirão, em Porto Alegre, para regularizar a situação de quase mil imigrantes de várias nacionalidades que moram no Rio Grande do Sul. É realizada, no saguão do Salão de Atos da UFRGS, a coleta de dados biométricos, a fotografia e a assinatura digital dos documentos pelos estrangeiros. Com a regularização, os estrangeiros passam a ter os mesmos direitos que pessoas nascidas no Brasil, como acesso ao SUS, a serviços de saúde, direito de matricular os filhos em escolas e a ter uma carteira de trabalho para conseguir um emprego formal. A ação segue até sexta-feira.

O governo do Rio Grande do Sul está promovendo a 1ª Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas. Amanhã e sexta-feira pela manhã, haverá transmissão ao vivo pela internet das 9 e meia às 10 e meia. O objetivo é capacitar a comunidade escolar sobre ações e políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. Nessas transmissões, os assuntos tratados serão a importância da interação nas redes sociais, o protagonismo estudantil, e também serão trazidos trabalhos desenvolvidos na rede estadual de ensino. A ideia é verificar as práticas já existentes e destacar iniciativas que proponham interdisciplinaridades no currículo, com o tema do enfrentamento à violência contra mulher e/ou Lei Maria da Penha nas escolas.

As agências da Caixa Econômica Federal voltam a atender nos horários pré-pandemia a partir desta terça-feira. Mas, conforme o banco, existe a possibilidade da legislação de cada município determinar um padrão diferente. Os horários regulares de abertura e fechamento das unidades variam de acordo com as especificidades e fusos de cada região. Em Porto Alegre, por exemplo, há agências que abrem entre 10 da manhã e meio-dia. O horário de encerramento do atendimento ao público varia entre 16h e 17h da tarde. A lista com o horário de funcionamento das unidades, assim como informações sobre toda a rede de atendimento do banco estão disponíveis no site da Caixa.

A propagação de uma área de baixa pressão e de uma frente fria deixam o tempo instável no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Há possibilidade de temporais isolados. Também há riscos para trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo na faixa Leste, o que inclui Porto Alegre. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um aviso para o risco de tempestades com perigo potencial de temporais desde o Chuí até a divisa com Santa Catarina, passando por cidades como Pelotas, Rio Grande, Camaquã, toda a região metropolitana, Serra e o Litoral Norte. Tendência de tempo firme somente na Fronteira Oeste, na Região Noroeste e nas Missões. Nas demais áreas, o tempo permanece estável e com variação de nebulosidade. As temperaturas se mantém na casa dos 30 graus com variações. Máximas de 32 graus em Passo Fundo, 33 em Santa Maria e 29 em Lajeado. Amanhã, a previsão é de tempo firme na maioria das regiões, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva em alguns municípios do Noroeste, da Fronteira Oeste e das Missões.
A tendência é que, somente na quinta-feira, devido à influência de um ciclone extratropical, voltem a ocorrer chuvas sobre o Estado.