Ouça no Meio-Dia: exportações do Rio Grande do Sul crescem 59% e mais notícias desta quarta-feira

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas de áudio: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Polícia Federal deflagrou uma operação para combater uma organização criminosa que roubava dinheiro de caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Sul e de outros Estados. Neste ano, foram registradas quase 550 ocorrências do tipo. As ações dos criminosos foram flagradas por câmeras de segurança em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e também em Atibaia, interior de São Paulo. Segundo a Polícia Federal, os crimes também foram praticados em outras instituições financeiras. Hoje, são cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e 34 mandados de busca e apreensão, além de bloqueios de bens. A operação teve uma primeira fase em abril quando nove ataques a agências da Caixa foram registrados na Serra Gaúcha. Aqui no Estado, também houve registro de furtos em agências no Litoral. Participam da investigação as unidades da PF em Caxias do Sul e Porto Alegre, além de Salvador (BA), Palmas (TO), Maringá (PR) e Aracaju (SE).

As exportações do agronegócio gaúcho atingiram US$ 4 bilhões e 800 milhões de dólares no terceiro trimestre de 2021. Os números divulgados fazem parte do boletim Indicadores do Agronegócio do RS, divulgado na manhã desta quarta-feira pelo Departamento de Economia e Estatística, o DEE. O valor divulgado hoje representa uma alta de quase 60% em relação ao mesmo período do ano anterior. Sem considerar a inflação, essa é a maior cifra obtida em toda a série histórica, iniciada em 1997, superando a marca anterior, registrada no terceiro trimestre de 2013. Em termos absolutos, o incremento nas vendas de julho a setembro foi de 1 bilhão de 800 milhões de dólares. A alta foi puxada sobretudo pela soja, que registrou vendas de 2 bilhões e 900 milhões de dólares no período. O valor corresponde a 60% das vendas do agronegócio e representa uma alta de 105% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o DEE, ano passado a estiagem dificultou o cultivo da soja. Outra razão para a alta expressiva é a variação nos preços médios do produto em dólar, fruto da dinâmica do mercado internacional. A China é a principal compradora do agronegócio gaúcho. O país asiático é o destino de mais da metade das exportações gaúchas./ Depois vem a União Europeia, Estados Unidos, Coreia do Sul, e Emirados Árabes Unidos.

O Rio Grande do Sul tem mais de 5 mil e 300 oportunidades de emprego nesta semana. A maioria das vagas são para a Região Metropolitana de Porto Alegre e no Litoral Norte. Duas mil e 88 são via Agências FGTAS/Sine. A FGTAS orienta a procurar as agências. Os telefones e e-mails são encontrados em fgtas.rs.gov.br. É preciso apresentar carteira de trabalho ou identidade. Os candidatos também podem concorrer via aplicativo Sine Fácil. Além das vagas via FGTAS há pouco mais de mil e quinhentas através da empresa We Can BR. Também há vagas em uma rede de farmácias que atua em Gramado e Canela, na Serra Gaúcha.

A maioria dos deputados gaúchos votou a favor da PEC dos precatórios na noite de ontem. Por 18 a 13, a bancada gaúcha contribuiu para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que permitirá ao Governo Federal custear o Auxílio Brasil, novo programa social que substitui o Bolsa Família. Na votação de ontem, nenhum se ausentou, como na semana passada. No geral, a votação foi mais folgada que no primeiro turno. Foram 323 votos a favor e 172 votos contra. Houve apenas uma abstenção. A PEC limita o valor de despesas anuais com precatórios, corrige seus valores exclusivamente pela Taxa Selic e muda a forma de calcular o teto de gastos. Assim, o novo regramento prevê abrir espaço fiscal de mais de 91 bilhões de reais em 2022. Os deputados começam agora a analisar destaques dos partidos que pretendem retirar trechos do texto do relator Hugo Motta, do Republicanos, da Paraíba. Os temas são semelhantes aos votados no 1º turno, como as mudanças no cálculo do teto de gastos e nas regras que estipulam um limite de pagamento de precatórios.

A massa de ar seco presente no território gaúcho continua atuando nesta quarta-feira. Assim, hoje será mais um dia de grande variação térmica. Após o frio registrado em todas as áreas pela manhã, à tarde as temperaturas se elevam, principalmente na Fronteira Oeste, na Campanha e nas regiões Central e Norte. Máxima de 29 graus em Uruguaiana. O calor não será tão intenso como na semana passada porque a nebulosidade vai aumentar a partir da tarde. A maior formação de nuvens se deve aos ventos, que passam a soprar do oceano em direção à costa. Amanhã o cenário será parecido. Existe a possibilidade de chuva em forma de pancadas somente para a região Norte. Chance de chuva para todo o Estado somente no domingo ou já na segunda-feira.