Pfizer anuncia pílula que reduz mortes e internações por Covid-19

A Pfizer disse que vai encaminhar o mais rápido possível, um pedido de avaliação ao FDA, a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos

A Pfizer anunciou que seu medicamento experimental criado para combater a covid-19 reduz o risco de hospitalização e de morte em quase 90%. Para chegar a essa conclusão, a farmacêutica estadunidense ministrou o comprimido, chamado Paxlovid, em 389 pacientes em até 3 dias após o início dos sintomas.

Desse grupo, 3 foram hospitalizados em até 28 dias após o início dos testes, o equivalente a 0,8% dos pacientes. Nenhum morreu. Já outros 385 pacientes não receberam o comprimido. 27 foram hospitalizados, e, entre esses, 7 morreram.

Os dados são preliminares e ainda não foram analisados por outros cientistas nem publicados em revista. O tratamento consiste em três comprimidos administrados duas vezes por dia.

A Pfizer disse que vai encaminhar o mais rápido possível, um pedido de avaliação ao FDA, a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, e a outros órgãos internacionais.

Os resultados parecem superar os do comprimido molnupiravir, da MSD. O medicamento mostrou diminuir à metade metade a probabilidade de hospitalização ou morte de pacientes de covid-19 também com risco alto de desenvolverem uma doença grave.