PF deflagra operação contra furtos de cabos e sinalização na Trensurb

Conforme a Trensurb, prejuízo com os furtos chega a R$ 770 mil. Crimes estão acontecendo, principalmente, na região do Vale dos Sinos.

A Polícia Federal deflagrou hoje (4) a “Operação 6.6kV”, para reprimir o furto de cabos e objetos de sinalização da Trensurb. Os crimes estão acontecendo, principalmente, na região do Vale dos Sinos.

Foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão em São Leopoldo. São investigados pontos comerciais identificados como receptadores dos materiais furtados da empresa pública federal. Os objetos são, posteriormente, revendidos pelos investigados na região.

A investigação teve início em setembro e identificou ao menos três possíveis receptadores de materiais subtraídos da Trensurb. O furto é executado, geralmente, por usuários de drogas. Os receptadores são indicados como fomentadores da prática criminosa. Conforme a PF, há indícios de que também realizem o repasse de drogas aos responsáveis pelos furtos.

O prejuízo que a empresa pública sofreu em decorrência do furto de materiais, de janeiro a agosto de 2021, é de cerca de 770 mil reais. Além do custo para refazer o cabeamento, os crimes acarretam paralisação do transporte público e risco de acidentes na linha férrea.

No ano de 2021, houve aumento exponencial nas ocorrências de subtração de materiais dos trilhos do trem. O indicativo é que a elevação do número de casos tenha relação com a valorização do cobre, principal matéria-prima encontrada nos cabos de energia do sistema.

A investigação e a deflagração da Operação 6.6kV contam com o apoio da Trensurb. O nome da operação tem a ver com o principal cabo usado para alimentar as composições, que possui capacidade de 6 quilovolts.