Ouça no podcast Meio-Dia: o rápido avanço da variante Ômicron pelo mundo e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 29 de novembro de 2021, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A variante Ômicron, detectada no início do mês em Botsuana, na África, se espalha rapidamente pelo mundo. A mutação do vírus Sars-Cov-2 já foi detectada em, ao menos, 14 países. O Brasil já tem um caso suspeito. É um homem que retornou de viagem da África do Sul. Ele embarcou no avião com teste negativo. Mas, ao ser novamente testado no Aeroporto de Guarulhos, em Guarulhos, o resultado foi positivo para Covid-19. Após a identificação do caso, o homem foi colocado em isolamento e ele cumpre quarentena residencial. Ainda não se sabe se ele é portador da nova cepa.

E a Organização Mundial de Saúde afirmou que a variante Ômicron representa risco muito elevado ao planeta. Mas que, ao mesmo tempo, não se sabe qual é o perigo real que ela representa. Segundo a OMS, ainda não há nenhuma morte ligada à ômicron detectada até o momento. Virologistas da África do Sul, que foi o primeiro país a detectar a variante, ainda analisam como ela se comporta. Análises preliminares apontam que a Ômicron tem fácil transmissibilidade. Por outro lado, conforme a médica Angelique Coetzee, presidente da Associação Médica da África do Sul e que soou o alerta sobre a mutação, os pacientes contaminados tiveram sintomas leves, como cansaço extremo, dor no corpo e dor de cabeça.

O Governo do Estado depositou 50% do 13º salário de 2021 dos servidores do Executivo nesta segunda-feira. É a primeira vez desde 2015 que os vencimentos serão pagos dentro do prazo legal. O restante será depositado na conta dos servidores no dia 20 de dezembro. Para a realização do pagamento do décimo terceiro, a Secretaria da Fazenda vai tirar do caixa único cerca de 700 milhões de reais. Com o depósito nas datas corretas, o Tesouro do Estado terá uma economia significativa em 2022, estimada em cerca de R$ 140 milhões de reais, que seriam decorrentes das indenizações pelo atraso aos servidores. De acordo com dados do Tesouro do Estado, desde 2015, ano do primeiro parcelamento do 13º salário, o governo já gastou quase R$ 700 milhões de reais em indenizações aos servidores pelo atraso no pagamento em valores nominais. Isso representa o que está sendo pago nesta segunda-feira apenas em indenizações por causa do atraso do 13º. Em novembro do ano passado, após quase cinco anos de atrasos, o governo conseguiu colocar em dia os salários dos servidores. Depois de 59 meses de atraso e parcelamento, sendo 57 meses ininterruptos, em novembro de 2020 o Tesouro do Estado depositou o valor dos contracheques no último dia útil do mês.

Cinco indígenas morreram em um acidente de trânsito na BR-285, na região Norte do Rio Grande do Sul. Um automóvel colidiu frontalmente contra um caminhão no quilômetro 244, no trecho que pertence ao município de Ciríaco. Segundo levantamento preliminar, o automóvel teria invadido a pista contrária e colidido no veículo de carga. O motorista e o passageiro do caminhão saíram ilesos. Os corpos das cinco vítimas foram encaminhados para o Posto Médico Legal de Passo Fundo, onde será realizada a identificação.

O tempo vai continuar instável no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. A previsão aponta para pancadas de chuva isoladas. As instabilidades chegaram na região metropolitana, na Serra e no Litoral Norte desde a madrugada desta segunda. O desenvolvimento de um sistema de baixa pressão próximo à costa gaúcha deixa o tempo instável na Região Sul e faixa leste, com rajadas de vento variando de intensidade moderada a forte. No restante do Estado, o tempo fica firme, com sol e variação de nebulosidade. As temperaturas não serão tão altas, com máximas de 23 graus em Caxias do Sul, e 25 em Ijuí e Porto Alegre. Na terça-feira, o sistema se afasta da costa e o predomínio é de sol no território gaúcho. A tendência é que a semana seja de tempo firme com gradual elevação das temperaturas.