Ouça no podcast Meio-Dia: apesar de regulamentação, verba para pagamentos do Auxílio Brasil ainda é incerta

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas de áudio: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Durou cerca de cinco horas a reconstituição dos fatos que levaram ao desaparecimento do menino Miguel. Os trabalhos da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias terminaram sob gritos de protestos de moradores ontem à noite em Imbé, no Litoral Norte. Durante a simulação, os investigadores estiveram no apartamento onde teria ocorrido o assassinato. Mais tarde, refizeram o trajeto entre a residência e a beira do rio Tramandaí, onde o menino Miguel teria sido jogado pela mãe. Conforme o delegado Ractz Júnior, a madrasta de Miguel, Bruna Nathiele Porto da Rosa, de 23 anos, confirmou aquilo que havia apresentado como sua versão, de que a criança foi espancada no apartamento pela mãe. Já a mãe do menino, Yasmin Vaz dos Santos Rodrigues,  de 26 anos, não participou da reconstituição. As rés estão presas pelos crimes de homicídio, tortura e ocultação de cadáver. Além da reprodução simulada dos fatos, as audiências de instrução devem ocorrer em 18 e 19 de novembro, na 1ª Vara Criminal de Tramandaí, também no Litoral Norte. O interrogatório das rés deve ser no dia 19. Também serão ouvidas 23 testemunhas.

Um policial militar foi baleado em uma tentativa de assalto na noite de segunda-feira. O fato aconteceu em frente a um bar na esquina das ruas Lima e Silva e República, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O PM estava à paisana quando teria sido abordado por três indivíduos. Os criminosos queriam roubar o carro em que o policial estava. Houve troca de tiros e o brigadiano foi ferido no pescoço. Ele foi encaminhado consciente para o  Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. O estado de saúde dele não foi atualizado. Um dos ladrões foi capturado, mas os outros dois conseguiram fugir. A Polícia Civil abriu inquérito e investiga o caso.

O Presidente da República editou o decreto que regulamenta o Auxílio Brasil, o programa social criado pelo governo federal para substituir o Bolsa Família. A previsão é iniciar os pagamentos em 17 de novembro. Entre as regras, já há uma definição dos valores que cada beneficiário terá direito. Não haverá necessidade de recadastramento para as famílias já inscritas no Bolsa Família. Em novembro, cerca de 14 milhões de famílias recebem o benefício, número que deve aumentar para 17 milhões, caso o parlamento brasileiro aprove a chamada PEC dos precatórios. Esta Proposta de emenda à constituição  adia o pagamento de dívidas do governo federal e acaba permitindo que o governo extrapole o atual teto de gastos. Outro item do programa que depende da PEC dos precatórios é o valor a ser pago aos beneficiários. Atualmente, o valor médio de cada depósito é de 217 reais e 18 centavos. Mas existe a promessa de pagar até 400 reais em dezembro, o que também ficou condicionado À votação no plenário da Câmara e do Senado. O segundo turno da votação na Câmara está previsto para esta terça-feira. O Auxílio Brasil foi criado a partir da Medida Provisória 1.061, publicada no dia 10 de agosto. Ela determinou que, 90 dias após a sua publicação, seja revogada a lei de 2004, que instituiu o Bolsa Família. A MP vale como lei, mas depende da aprovação de deputados e senadores em até 120 dias para vigorar de forma definitiva.

No Chile, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o pedido de impeachment do presidente do país, Sebastián Piñera. Foram 78 votos a favor e 67 contra, além de três abstenções. A quantidade de votos era, exatamente, a necessária para dar andamento ao pedido, que agora seguirá para análise do Senado. O pedido de impeachment foi apresentado no dia 13 de outubro na esteira das revelações do escândalo de empresas offshore em paraísos fiscais conhecido como Pandora Papers. Segundo os documentos revelados por um consórcio internacional de jornalistas, o mandatário aparece como dono de duas empresas do tipo nas Ilhas Virgens Britânicas. Piñera é considerado um dos homens mais ricos do Chile, com um patrimônio estimado em quase 5 bilhões de dólares.

A massa de ar seco continua atuando sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Com isso, ocorre em todo território gaúcho amplitude térmica, que é quando há uma grande diferença entre as temperaturas ao longo do dia. Assim, após uma manhã fria, as temperaturas se elevam a partir da tarde principalmente na Fronteira Oeste e nas Regiões Central e Norte. Máximas de 29°C em Santa Cruz do Sul, 25°C em Cruz Alta e 30°C em Uruguaiana. Não há previsão de chuva e o dia será de céu aberto em praticamente todas as regiões. Amanhã a nebulosidade retorna porque os ventos passam a soprar do oceano. Mas chuva mesmo, só para o domingo ou segunda-feira da semana que vem.