Ouça no Meio-Dia: os estragos causados pelo temporal no Rio Grande do Sul

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 26 de novembro de 2021, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Após a passagem do temporal que atingiu boa parte do Estado durante o dia de ontem, o sistema de baixa pressão se desloca para o oceano e dá origem a um ciclone extratropical. Ainda chove na metade leste com ventos intensos vindos do mar em direção à costa gaúcha. O risco de temporais como que atingiu a região metropolitana ontem, no entanto, diminui. No sábado, segue o deslocamento gradual do ciclone em direção ao oceano, o que ainda ocasiona chuva no Litoral Norte, na Região Metropolitana e na Serra. Nas demais áreas, o tempo volta a ficar firme, com sol entre nuvens. Já no domingo, a tendência é de retorno da chuva.

As tempestades causaram transtornos em todo o Estado ontem. Os estragos se deram em função não só da chuva mas também devido aos fortes ventos. Na Região Norte, houve registro de ventos a 99 km/h. Na Região Metropolitana a velocidade dos ventos superou os 100 km/h. Houve queda de árvores e postes de luz, casas destelhadas, além de queda de energia. Ao todo, 526 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento de energia elétrica interrompido. Destas, 330 mil eram atendidas pela RGE Sul, e 196 mil pela CEEE. A estimativa é que 1,5 milhão de pessoas ficaram sem luz. A última atualização da manhã é de que há mais de 200 mil pontos, ou cerca de 600 mil pessoas, seguem sem luz no Estado.

A chuva também prejudicou os transportes. O trensurb ficou fora de operação entre as estações Sapucaia e Novo Hamburgo. Na Capital, as operações no Aeroporto Salgado Filho foram suspensas em função da grande quantidade de raios. Além das descargas elétricas, em Porto Alegre ventos passaram dos 80 km. Além da falta de energia na cidade, o abastecimento de água foi prejudicado nas Zonas Sul e Leste. Na Capital, a chuva chegou por volta das quatro horas da tarde após uma forte sensação de abafamento atingir a cidade. O céu escureceu e vento forte acompanhou a chuva, causando os transtornos que são corriqueiros durante os temporais.

E, horas depois da tempestade, um homem morreu após sofrer uma descarga elétrica na madrugada desta sexta-feira, em Porto Alegre. A vítima ainda não teve sua identidade divulgada pela polícia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a suspeita é de que o indivíduo tenha escalado um poste que sustenta a fiação elétrica na esquina das ruas Lima e Silva e Desembargador André da Rocha, no bairro Cidade Baixa. Moradores da região ouvidos pelas autoridades de segurança contaram que, por volta das 3h, ouviram um estouro e, em seguida, houve queda de luz. Quando a energia voltou, encontraram o corpo da vítima pendurado no topo do poste.

Nem a chuva impediu que muitos consumidores formassem filas em frente ao Shopping Iguatemi, na zona norte de Porto Alegre, desde a madrugada de hoje. O motivo é a busca por bons preços na Black Friday, que acontece hoje em todo o Brasil. Como ocorre em diversas localidades, movimentos semelhantes ao do Iguatemi são esperados para mais pontos da Capital e do interior do Estado. No caso deste shopping da Zona Norte, os clientes esperam dentro das dependências do estabelecimento desde das SETE horas da manhã. Serão vendidos 500 cupons com descontos de 80 por cento em compras no shopping.