Ouça no Meio-Dia: o alerta para temporais no Rio Grande do Sul e mais notícias desta terça-feira

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas de áudio: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O Governo do Estado começa a distribuir hoje o Cartão Cidadão. O Cartão é uma iniciativa do governo estadual, que vai devolver parte do ICMS a pessoas inscritas no Cadastro Único e que recebem o Bolsa Família ou que tenham dependentes matriculados na rede estadual do Ensino Médio. Através do cartão cidadão, mais de 432 mil famílias gaúchas terão a devolução de 400 reais por ano do programa Devolve ICMS, além de R$ 150 por mês pelo programa Todo Jovem na Escola. Para evitar aglomerações, os beneficiários receberão seu cartão por ordem alfabética até o dia 26 de novembro. Em Porto Alegre, cidade com o maior público para essa iniciativa, as entregas serão no Gigantinho, ao lado do estádio Beira-Rio, de segunda a sexta-feira, das 9 horas da manhã às 15h da tarde. Nas demais cidades gaúchas, as entregas também seguem até o dia 26, e nos mesmos horários. Para conferir onde será feita a distribuição em cada cidade, basta acessar devolveicms.rs.gov.br/como-receber

Um ultramaratonista está desaparecido desde a manhã de domingo, no Litoral Sul do Estado. Ele participava do evento Ultramarathon Extremo Sul, uma competição de 226 quilômetros, que começou no Chuí e tinha como linha de chegada a praia do Cassino, em Rio Grande. O desaparecimento do competidor Carlos Freitas, de 65 anos, foi relatado à Defesa Civil de Rio Grande pela organização do evento. O atleta teria pego carona para conseguir completar o trajeto, o que não é permitido. Depois disso, não foi mais localizado. A esposa do maratonista solicitou à Polícia Civil a quebra de sigilo telefônico do corredor. O pedido foi deferido pela Justiça e a operadora do celular usada pelo competidor tem um prazo para entregar os dados para a polícia. Com as informações, será possível descobrir o último local onde o maratonista esteve com o aparelho. Em nota, a organização do evento disse que o desaparecido se trata de uma pessoa  muito experiente em provas de longas distâncias, perfeitamente capaz e conhecedor das dificuldades da prova, mas que por algum motivo, ainda desconhecido, saiu da rota da praia e, mais adiante, afirma que “hoje haverá um maior efetivo nas buscas com o apoio da Marinha, que poderá enviar um helicóptero, do Exército Brasileiro. Por fim, pede ajuda a todos que tenham carros tracionados, motos, triciclos e conhecimento da região entre o Sarita e o Navio Altair, e que queiram percorrer esta zona e ajudar nas buscas”. Todas as ajudas serão bem vindas, conclui a Extremo Sul Ultramarathon em seu comunicado.

Mais seis linhas de ônibus tem aumento na oferta de horários a partir desta terça-feira, em Porto Alegre. A medida foi tomada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação devido ao aumento do número de passageiros transportados. A demanda de passageiros, no entanto, ainda é 40% menor do que era registrado antes da pandemia, mas mantém a tendência de aumento registrado nos últimos meses. As linhas que passam por alterações são a 184 Juca Batista; 111, Restinga Velha – Tristeza; 272 Moradas da Hípica; 473, Jardim Carvalho – Jardim do Salso; 149.3 Icaraí via Menino Deus; e linha 253.3 Renascença – Alpes. As tabelas horárias serão atualizadas no site da EPTC. Para solicitar aumento da demanda na sua linha ou registrar excesso de passageiros, os clientes devem ligar para o telefone 118.

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou a redução do intervalo de aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19./ Assim, o espaço entre a segunda dose e o complemento passa de seis para cinco meses. A decisão de reduzir o intervalo de aplicação do reforço foi aprovada, segundo a Prefeitura de Porto Alegre, na última sexta-feira, pela Comissão Intergestores Bipartite, envolvendo secretários municipais de saúde e Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo é vacinar mais rapidamente o grupo de idosos, e, assim, evitar o agravamento de casos e hospitalizações. A partir de hoje, então, o município começa a atender idosos e profissionais de saúde que tomaram a segunda dose até o dia 16 de junho. Também podem receber a dose de reforço imunossuprimidos de todas as idades com esquema vacinal completo até 19 de outubro. Ainda para hoje, é aguardada a publicação da nota técnica da Secretaria Estadual da Saúde com a orientação para os demais municípios.

A formação de uma frente fria deve trazer pancadas de chuva no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Há risco de temporais isolados em parte do Estado. Desde a madrugada, as instabilidades atingiram o território gaúcho, na fronteira com o Uruguai. Por isso, para a primeira parte do dia, o Instituto Nacional de Meteorologia, alerta para ocorrência de temporais em parte do Estado, principalmente na Fronteira Oeste, Campanha, Centro e Sul do Estado. Depois, a chuva avança. não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva, ainda com risco de temporais principalmente entre a tarde e o período da noite, nas demais regiões. A chuva mais significativa deve ocorrer na quarta-feira, com o avanço da frente fria. Os acumulados podem ser elevados em alguns pontos do Estado. A tendência é que o tempo firme volte a predominar a partir da quinta-feira.