Ouça no Meio-Dia: morte de João Alberto completa um ano

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Às vésperas do 20 de novembro, dia da Consciência Negra, completa um ano hoje a morte do cidadão negro João Alberto Silveira Freitas. Ele foi espancado por seguranças em uma unidade do Carrefour, na Zona Norte de Porto Alegre, e veio a óbito. Além da grande repercussão, o caso levou ao indiciamento e à denúncia de seis pessoas por homicídio triplamente qualificado com dolo eventual, com motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. A promotoria também incluiu o racismo como forma de motivo torpe. O processo tramita em segredo de Justiça. Dessas seis pessoas, dois seguranças estão presos, e quatro funcionários do supermercado aguardam o julgamento em liberdade. Entre novembro e dezembro, o 2º Juízo da 2ª Vara do Júri do Foro Central de Porto Alegre promove audiências de instrução do caso. Nessa etapa, o tribunal ouve testemunhas, acusados, peritos e outras pessoas a fim de colher provas orais. Além disso, recentemente, o Carrefour assinou um termo de ajustamento de conduta em que se compromete a aplicar R$ 115 milhões de reais em políticas de combate ao racismo, tanto internas quanto externas. Já a Vector, empresa terceirizada que prestava o serviço de segurança no estabelecimento, também assinou um acordo semelhante.

Denúncias de casos de discriminação racial podem ser feitas em qualquer delegacia de polícia, assim como pela Delegacia Online e pelos telefones 100 e 181. Também está disponível o WhatsApp (51) 98444-0606. A  Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância, a DPCI, inaugurada menos de um mês após o crime no Carrefour, funciona na avenida presidente Franklin Roosevelt, 981, em Porto Alegre. A delegacia atende nos telefones (51) 3224-6086 e  51 3338-6440. Além de crimes raciais, o órgão investiga discriminação referentes a questões de etnia, religião, procedência nacional, orientação sexual, identidade de gênero ou em razão de deficiência.

No Rio Grande do Sul, conforme dados reunidos pelo Departamento de Economia e Estatística no Panorama das desigualdades de raça e cor no Rio Grande do Sul, divulgado hoje, o contingente de pessoas pretas ou pardas, estão em desvantagem na comparação com os brancos em uma série de indicadores relativos à educação, saúde, mercado de trabalho e representação política. Esse grupo representa cerca de 2 milhões e 300 mil habitantes, ou seja, 21% da população gaúcha. A pesquisa indica, por exemplo, maiores taxas de analfabetismo entre negros do que entre brancos, diferenças significativas nas taxas de Ensino Superior completo, maior distorção idade-série entre negros, que se refere aos alunos que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados, maior risco de óbito por Covid-19 entre pessoas com mais de 60 anos / e maior taxa de desemprego entre negros em relação aos brancos.

O 20 de novembro, amanhã, marca os 50 anos de idealização do Dia da Consciência Negra. Para celebrar a data, a Secretaria da Cultura do Estado preparou uma programação. Uma das atrações é um concerto com quatro solistas negros na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Ospa. Ocorre também o 2° Festival Cinema Negro em Ação. O evento promove obras audiovisuais produzidas por pessoas negras. Mais detalhes no site da Secretaria de Cultura do RS. Também, entre hoje e amanhã ocorre uma feira de afroempreendedores no Largo Zumbi dos Palmares, em porto alegre, da 13h30 da tarde às 21h30 da noite. Além de produtos artesanais, gastronômicos e de confecções, haverá  apresentações artístico-culturais e a 1ª Feira do Livro Afro Porto-alegrense.

Uma massa de ar seco e quente ganha força a partir desta sexta-feira no Rio Grande do Sul. Ela deixa o tempo firme e com registro de variação térmica. O dia amanheceu com temperaturas baixas, mas a partir da tarde chega o calor, principalmente nas cidades localizadas na Fronteira Oeste e nas Regiões Noroeste, Central e Norte. Mas na região Norte, na Serra e no Litoral Norte, ainda existe a possibilidade de chuva fraca, em função da umidade vinda do oceano. No fim de semana, as temperaturas vão passar dos 30 graus em várias regiões do Estado. E a onda de calor permanece. Na segunda-feira o dia também será bastante abafado no Rio Grande do Sul.