Ouça no Meio-Dia: calor ganha força no Rio Grande do Sul, mas tempo vai virar ao longo da semana

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A onda de calor segue no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Em Porto Alegre e Esteio, por exemplo, as máximas chegam a 37 graus. O tempo firme predomina em todo o Estado pelo menos até o meio da tarde. Depois, uma frente fria vai ingressar ainda hoje e, por isso, existe a chance de chuva isolada no fim da tarde ou à noite em cidades da Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul. Amanhã, essa chuva chega às demais áreas. Há riscos para trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo, com exceção da Fronteira Oeste e Missões, onde o tempo será firme. As instabilidades devem retornar na quinta-feira, com a formação de um ciclone extropical.  Os volumes de chuva podem ficar acima dos 100mm entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o norte do Paraná.

A passagem de um meteoro com rastro verde foi registrada sobre a Lagoa dos Patos, na Região Sul do Rio Grande do Sul, na madrugada desta segunda-feira. O registro foi feito pelo Observatório Heller & Jung, de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo o observatório, o rastro verde se deve à queima de gases presentes na atmosfera. A cor verde ocorre pelo processo de ablação, decorrente do atrito do meteoro com a atmosfera. O fenômeno teve duração de apenas 0,2 segundos e uma magnitude de -5,3. Na madrugada de domingo, outro meteoro havia sido identificado pelo observatório em Novo Hamburgo. Ele entrou na atmosfera a uma altitude de 103 km e foi extinto a 76 km sobre a cidade de Lajeado.

As entrevistas para a 7ª edição do Empregar RS começaram nesta segunda-feira. O programa oferece mais de 8 mil vagas de emprego, disponíveis em todo o estado. As inscrições vão até sexta-feira, mas podem ser encerradas antes caso as vagas sejam esgotadas. Também sobre mercado de trabalho, na Capital, o Sine Municipal oferece 550 vagas de emprego neste início de semana. A unidade localizada no Centro Histórico da Capital, atende de segunda a sexta-feira, das 8 horas da manhã às 17 horas da tarde. O Sine Municipal disponibiliza o agendamento eletrônico para agilizar o atendimento e evitar filas. Interessados podem retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível no Google Play.

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o prazo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19. A partir de hoje, todas as pessoas acima dos 18 anos que receberam a segunda dose até o dia 22 de junho podem ir até os pontos de vacinação da Capital para receber mais uma dose do imunizante. A ampliação do prazo segue orientação do Ministério da Saúde. Com a mudança, o intervalo passa a ser o mesmo já adotado para idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e de apoio à saúde. Para imunossuprimidos, o prazo de 28 dias após a segunda aplicação será mantido. Para receber a dose de reforço, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteirinha de vacinação com o registro das duas doses. A imunização nesta segunda irá ocorrer em 41 pontos: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, seis farmácias e 33 unidades de saúde – seis delas com atendimento até às 21 horas da noite.

A taxa de desemprego do Brasil é a 4ª maior entre as principais economias do mundo. É o que aponta o ranking da agência de classificação de risco Austin Rating, que reúne dados de mais de 40 países que já divulgaram dados oficiais no 3º trimestre de 2021. O levantamento mostra que o desemprego no Brasil no período é mais que o dobro da taxa média global e também o pior entre os integrantes do G20. Apenas Costa Rica, Espanha e Grécia registraram em agosto uma taxa de desemprego maior que a do Brasil.Segundo o IBGE, o índice de desemprego tem mostrado tendência de queda no País, atingindo cerca de 13 milhões de trabalhadores, o que corresponde a 13,2%. Mas essa taxa ainda é superior a dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, cuja taxa de desemprego caiu para 5,8% em setembro, da zona do euro, onde a taxa ficou em 7,4% em setembro, retornando ao patamar pré-pandemia, e dos Estados Unidos, onde o desemprego recuou para 4,8%, contra 5,2% em agosto.