Ouça no Meio-Dia: a projeção de queda no PIB, os alertas na previsão do tempo e mais notícias desta quarta

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas de áudio: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Confederação Nacional da Indústria, a CNI, prevê prejuízo bilionário na atividade econômica do Brasil em 2021 e 2022. O motivo são os recentes aumentos no preço da energia elétrica. A elevação no valor cobrado pela energia vai causar uma queda de mais de 8 bilhões de reais no Produto Interno Bruto brasileiro neste ano, e de mais 14 bilhões no ano que vem. Haverá redução nos empregos, com expectativa de perda de 166 mil postos de trabalho, e uma redução de 7 bilhões de reais no consumo das famílias. A alta na energia elétrica também deve atingir as exportações e a produção industrial. A principal causa do aumento da energia elétrica é atual crise hídrica no País./ Mas a CNI também destaca o custo dos impostos e dos encargos setoriais, os erros regulatórios, o custo elevado da geração desta energia, além da baixa qualidade no fornecimento.

O aplicativo de entregas iFood foi alvo de uma falha na noite de terça-feira. Nomes de estabelecimentos cadastrados na plataforma apareciam com mensagens de apoio ao atual presidente da república e ataques a nomes ligados a partidos de esquerda. As reclamações de usuários indicam que a mudança nos nomes ocorreu em diferentes partes do país, tais como Florianópolis, Criciúma, Salvador, Natal, e São Paulo. Em nota, a empresa afirmou que o incidente foi causado por um operador de atendimento de uma prestadora de serviços que tinha permissão para ajustar informações dos restaurantes. O iFood diz que o contrato com a prestadora de serviço foi suspenso e que os nomes dos estabelecimentos já foram restabelecidos.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre programou serviços que vão de hoje até sexta-feira na cidade. Trata-se de uma sequência de testes no Subsistema Cascatinha-Catumbi e uma manutenção preventiva na Estação de Bombeamento Padre Cacique, ambos na Zona Sul da Capital. Os serviços causam interrupção no abastecimento de água desde às 10 horas da manhã. O retorno está previsto para a noite. Os trabalhos serão realizados independente da condição do tempo. Hoje, o serviço do DMAE atinge parte do bairro Vila Nova, na área delimitada pela Estrada João Passuelo, e pelas avenidas Belém Velho, Rodrigues da Fonseca e Vicente Monteggia.

Um homem de 20 anos foi preso ontem à noite após confessar que agrediu fisicamente a enteada de 4 anos. O caso de violência doméstica ocorreu no bairro Restinga, zona sul de Porto Alegre. A criança teve lesões nas orelhas por causa dos fortes puxões que sofreu e há suspeita de traumatismo craniano. Ela será submetida a exames complementares para identificar necessidade de cirurgia. A Brigada Militar foi chamada por profissionais do Hospital da Restinga e Extremo Sul, local onde a criança deu entrada após ser agredida. Eles desconfiaram dos ferimentos. O homem foi confrontado pelos policiais e acabou confessando que puxou a criança pelas orelhas porque não queria que ela bebesse refrigerante.
Após o registro policial, o preso foi encaminhado a um centro de triagem. Ele deve responder por lesão corporal.

A quarta-feira é de chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. A previsão alerta para temporais no Estado ao longo de todo o dia de hoje. Além dos temporais há o risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h, na Fronteira Oeste, na Campanha, no Litoral e nas regiões Sul, Central e Metropolitana. Nas regiões Nordeste e Leste, faz sol, mas não se pode descartar pancadas de chuva à tarde, com raios e trovoadas, sobre a região de Erechim, Passo Fundo e Porto Alegre. As temperaturas diminuem um pouco em relação aos últimos dias. Máximas de 23 graus em Rio Grande e 27 em Uruguaiana e Santa Maria. Nos locais onde é esperado um volume menor de chuva, a expectativa é de temperaturas mais elevadas.