Ouça no Meio-Dia: a pílula que pode reduzir mortes e internações por Covid-19 e mais notícias desta sexta

O Rio Grande do Sul teve 100% de seu território com seca entre agosto e setembro. A informação é do Monitor de Secas, dispositivo criado para examinar a situação da seca no país e que conta com a coordenação técnica e operacional da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA. Segundo os dados do Monitor, a área de seca grave subiu de três para sete por cento no território gaúcho. Essa situação é a mais grave desde janeiro, quando 69 por cento da área do Estado passava por seca grave, enquanto 2 por cento estava em seca extrema. A condição de seca em todo o seu território é uma realidade para o Rio Grande do Sul desde outubro de 2020. O Estado vive uma realidade de chuvas abaixo da média, o que deve ser acentuado no curto prazo em função dos efeitos do fenômeno La Niña, que vai acarretar a diminuição nas precipitações ao longo da primavera e do verão. No quadro geral, o Rio Grande do Sul é o sexto estado em termos de área atingida por algum grau de seca, ficando atrás de Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e Goiás. No entanto, mesmo com boa parte de sua área atingida pela seca, a região Sul é a segunda com menor severidade, ficando atrás apenas do Nordeste. As regiões com maior gravidade são sudeste e Centro-oeste, onde há registro não só de seca grave mas também de seca excepcional. A pesquisa não levou em conta a região Norte.

Para essa sexta, a previsão é de chuva, porém em forma de pancadas irregulares e de pouco volume. Além disso, mesmo com a chuva, o tempo segue abafado, sobretudo nas regiões Noroeste e Norte. Na Capital, a máxima é de 32 graus. No sábado, as instabilidades se afastam e deve chover apenas no Litoral Norte e na Serra. O domingo será de sol entre nuvens, com chance de chuvas esparsas.

A Defensoria Pública do Estado firmou um termo de ajustamento de conduta com a Vector Assessoria Empresarial Ltda. A empresa de segurança terceirizada empregava três dos acusados pela morte de João Alberto Freitas, homem negro espancado em novembro de 2020, em uma loja do Carrefour localizada em Porto Alegre. Conforme a Defensoria, a empresa se comprometeu em adotar ações afirmativas para a população negra. Entre as medidas a serem adotadas, estão o investimento de cerca de R$ 1,6 milhão em bolsas de estudo para pessoas negras e para a compra mensal de cestas básicas para famílias compostas por pessoas negras do bairro Passo D’Areia, local onde fica o hipermercado. Além disso, a Vector deverá promover medidas de combate ao racismo estrutural. Entre elas estão o treinamento de funcionários, a contratação de trabalhadores negros, realização de campanhas de conscientização e a  criação de uma ouvidoria independente para receber denúncias também estão entre as determinações do acordo firmado.

Três homens morreram em um acidente que envolveu dois carros hoje pela manhã, na ERS-453, na Rota do Sol, região de Caxias do Sul, na Serra. Um deles foi identificado como Jonathan Ferreira Evaldt, de 33 anos. Ainda não se tem o nome das demais vítimas. Os três morreram no local. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, as vítimas vinham em um caminhonete Toyota preta no sentido Caxias do Sul-Litoral, quando houve uma colisão com outro veículo, um Fiesta, conduzido por uma mulher. Ela tentava acessar a entrada de uma empresa de plástico localizada na região. A condutora do Fiesta não se feriu.

A Pfizer anunciou que seu medicamento experimental criado para combater a covid-19 reduz o risco de hospitalização e de morte em quase 90%. Para chegar a essa conclusão, a farmacêutica estadunidense ministrou o comprimido, chamado Paxlovid, em 389 pacientes em até 3 dias após o início dos sintomas. Desse grupo, três foram hospitalizados em até 28 dias após o início dos testes, o equivalente a 0,8% dos pacientes. Nenhum morreu. Já outros 385 pacientes não receberam o comprimido. 27 foram hospitalizados, e, entre esses, 7 morreram. Os dados são preliminares e ainda não foram analisados por outros cientistas nem publicados em revista. A Pfizer disse que vai encaminhar o mais rápido possível,  um pedido de avaliação ao FDA, a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos , e a outros órgãos internacionais.