Ouça no Meio-Dia: a aliança entre países para para sair da indústria de petróleo e gás e mais notícias desta quinta-feira

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas de áudio: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Deve ser normalizado ao longo desta quinta-feira o abastecimento de água para parte da zona sul de Porto Alegre. Houve rompimento de uma adutora de água de 600 milímetros de diâmetro, na rua Cachoeira, no bairro Nonoai, na tarde de ontem. O reparo só foi concluído por técnicos do DMAE por volta das 6h30 da manhã de hoje. As localidades afetadas são Nonoai, Vila Nova, Belém Velho, Campo Novo, Jardim São Jorge, Parque Charruas, Chácara Sperb, Vila Alto Erechim, Umovilares e Topázio.

O Rio Grande do Sul teve uma nova queda nos indicadores de homicídios no mês de outubro. A retração no número de crimes deste tipo foi de 31%. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública. Outros crimes contra a vida também tiveram redução. É o caso dos latrocínios, quando há roubo e morte da vítima. A queda foi de SEIS mortes durante outubro de 2020 para apenas duas no mesmo mês deste ano. Nos feminicídios, quando uma mulher é morta por questão de gênero, houve retração de 40% no número de casos. O Estado registrou três feminicídios em outubro. Ano passado foram cinco no mesmo período. Mas, no acumulado do ano, o total cresceu 24%. De janeiro a outubro de 2020 foram 67 vítimas. Em 2021, já são 83 mulheres mortas.

Policiais rodoviários federais prenderam um homem que vendia rifas falsas. Ele foi capturado em uma ação realizada na BR-285, em Ijuí, na região Norte do Estado. Durante uma vistoria, os policiais encontraram mais de R$ 8 mil e diversos blocos de rifa,  que indicavam ser em benefício do tratamento de leucemia de uma criança. O motorista não soube comprovar nem mesmo explicar quem seria a tal criança. Os blocos possuíam o carimbo de uma cooperativa da região metropolitana. Os policiais fizeram contato com a entidade, que negou conhecimento e participação em qualquer tipo de campanha. Pelos canhotos já preenchidos, o golpe estava sendo aplicado nas cidades de Três de Maio, Horizontina, Tucunduva e Tuparendi. O homem foi preso e encaminhado à delegacia, onde foi autuado por estelionato. Ele já havia sido preso em 2019 por crime semelhante. O dinheiro, o carro e as rifas falsas foram apreendidas.

Costa Rica e Dinamarca lançaram nesta quinta-feira, durante a COP26, em Glasgow, uma aliança para sair da indústria de petróleo e gás, principal responsável pela emissão de gases do efeito estufa. A Boga, na sigla em inglês também tem a adesão plena de França, Irlanda e Suécia, do País de Gales, integrante do Reino Unido, da província canadense de Québec e da Groenlândia, região ártica pertencente à própria Dinamarca. Os membros plenos da Boga se comprometem a não autorizar novas licenças ou concessões para exploração e produção de petróleo e gás e a estabelecer uma data para encerrar a extração nos territórios sob sua jurisdição.

O tempo vai continuar firme em quase todo o Rio Grande do Sul ao longo desta quinta-feira. A previsão indica maior presença de nebulosidade e temperaturas menores. Máxima de 25°C em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul. Em Santa Rosa, máxima de 30°C. As regiões da Serra e do Litoral Norte gaúcho podem ter pancadas isoladas na parte da tarde. Condição similar ocorre na sexta-feira. Os ventos que sopram do mar aumentam a nebulosidade sobre entre o litoral e a serra gaúcha. Nas demais áreas o sol predomina, com temperaturas amenas.