O que deu certo para o Grêmio contra o Fluminense?

O resultado era, sem dúvida, o mais importante. E isso foi o que se ouviu de muitos gremistas na mídia e nas redes. Mas será que, para conseguir sair do Z-4, o Grêmio não precisará também focar no seu rendimento efetivo dentro de campo?

Após uma sequência de quatro derrotas no Brasileirão, que teve seu clímax no Gre-Nal do último sábado, o Grêmio voltou a vencer. Vitória magra, de 1 a 0, mas que já permite aos tricolores voltarem a pensar em uma salvação diante do perigo iminente do rebaixamento. Por isso, o resultado era, sem dúvida, o mais importante. E isso foi o que se ouviu de muitos gremistas na mídia e nas redes. Mas será que, para conseguir sair do Z-4, o Grêmio não precisará também focar no seu rendimento efetivo dentro de campo?

Há muita discussão sobre o que o Grêmio vem apresentando. O discurso oficial dá conta de que “apesar das derrotas”, o time tem mostrado mudanças. E, de fato, com Mancini, o Tricolor teve espasmos de um “quase-bom” futebol em algumas partidas. Como contra o Atlético-MG, em Minas. O próprio Gre-Nal foi uma partida muito equilibrada, em que o Grêmio chegou pouco, é verdade, mas estabeleceu um bom embate contra o Inter nos 90 minutos.

Ontem (9), a partida contra o Fluminense teve muitos momentos de mau futebol de ambas as partes. O Grêmio se moveu muito mais pela vontade de superação do que por uma boa organização. Mas alguns nomes novos, outros nem tanto, ajudaram a dar uma nova cara para este Grêmio no apagar das luzes do Brasileirão 2021.

A velha dupla de zaga

Geromel e Kannemann parecem estar azeitando novamente. A dupla, que chegou a ficar alguns meses separada, causando fissuras na defesa gremista, retoma sequência. Na partida contra o Fluminense, houve um gol bem anulado da equipe carioca. E foi basicamente isso que o Fluminense produziu de perigo ao longo da partida.

Os guris

Três jogadores da base se destacaram no jogo de ontem. Um deles é o lateral Vanderson, que até há pouco era banco de um pouco inspirado Rafinha. Vanderson mostra uma grande capacidade ofensiva e um bom trato com a bola.

No meio, Mateus Sarará – com o auxílio de Lucas Silva – povoou o meio de campo, imprimindo consistência na marcação e uma boa dinâmica com a posse da bola. Foi dele o cruzamento que terminou a cabeçada para o gol de Diego Souza.

O terceiro jovem destaque foi Elias. Elias teve uma boa chance de marcar com menos de um minuto. Com muita força, foi vencendo os zagueiros, mas acabou concluindo no travessão. Depois ele perderia mais duas chances. De qualquer forma, sua atuação deu um novo ânimo ao ataque gremista. Muitos ficaram descontentes com sua troca no intervalo ao invés de Diego Souza ter sido sacado.

Diego Souza

O já veterano Diego Souza vem sendo duramente criticado por suas atuações e também por sua condição atlética. Mas ontem, como em muitos jogos desde que voltou ao Tricolor, foi decisivo. Desde 2020, o atacante de 36 anos já foi a campo 97 vezes, sendo 84 como titular. São 48 gols e 12 assistências. Em 2020, foi o artilheiro do Brasil na temporada. Conseguirá ele  e os demais citados ajudarem o Tricolor a sair da atual situação?

Situação e próximo jogo

Mesmo com a vitória, o Grêmio ainda precisa de muito para se livrar do Z-4. Segundo estimativas, são necessárias mais 5 vitórias em 8 jogos a serem disputados. E é preciso que os adversários não vençam. Hoje (10), por exemplo, os gremistas ficam de olho no Inter, que pega o Juventude, segundo time do Z-4, com 30 pontos. Mas há outros jogos.

O Sport, 17º com 30 pontos, enfrenta o América-MG. O Santos, 16º colocado com 35 pontos, joga contra o Bragantino. O Bahia, 15º com 36, enfrenta o Flamengo. O Tricolor precisa que essas equipes comecem a tropeçar para que seja possível a recuperação.

O Grêmio é 19º colocado, com 29 pontos.