Novembro será marcado por chuvas irregulares e temperaturas acima da média no RS

Prognóstico do tempo mostra que o mês de novembro será marcado por calor e chuvas irregulares no Rio Grande do Sul. 

O mês de novembro será marcado por calor e chuvas irregulares no Rio Grande do Sul.

Segundo o Climatempo, o prognóstico mostra que a frentes frias que se formarem na costa da Argentina e Uruguai, vão passam rapidamente sobre a Região Sul.

“Trazendo chuvas mal distribuídas pelos três estados, por isso, os acumulados mensais devem ficar abaixo da média em praticamente todas as áreas”, disse,

Devido à pouca chuva, as temperaturas devem ficar acima da média na Região Sul do país, ou seja, mais quente que o normal para o mês, especialmente no Rio Grande do Sul.

La Niña

Os modelos de previsão do International Research Institute for Climate and Society (Iri), utilizados pelo Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do estado (Copaaergs), mostram que os efeitos do La Niña permaneçam até o verão.

Para o mês de novembro, os modelos também apontam para uma redução de chuva, com predomínio de noites mais frias e dias mais quentes, padrão característico de períodos muito secos.

Já para dezembro, são esperados padrões de chuva e temperaturas mais próximos da média climatológica. As previsões trimestrais do Copaaergs são obtidas por meio do Modelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da UFPel.

O boletim do Conselho é elaborado por especialistas em Agrometeorologia de 14 entidades públicas estaduais e federais ligadas à agricultura ou ao clima.