La Niña pode durar mais tempo no Rio Grande do Sul

De acordo com o boletim semanal, há 87% de chance de o fenômeno La Niña persistir durante o trimestre de verão de 2021-2022, entre dezembro e fevereiro.

O fenômeno climático La Niña deve continuar até março de 2022 no Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul, afirmou nesta quinta-feira (11), o Centro de Previsão do Clima, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos.

De acordo com o boletim semanal, há 87% de chance de o fenômeno La Niña persistir durante o trimestre de verão de 2021-2022, entre dezembro e fevereiro. A tendência, segundo a agência norte-americana, é de a La Niña avançar até o começo do outono, em março de 2022.

No Rio Grande do Sul, o fenômeno vem provocando chuvas irregulares e temperatura abaixo da média como nos últimos dias.  Em algumas cidades gaúchas, os dias começam com temperatura de inverno, por exemplo.

Já em outras regiões do Brasil,  a La Niña vem provocando, além de frio, chuvas volumosas. O que pode ocorrer no Rio Grande do Sul, caso se confirme até março, é afetar as lavouras.