Itália e Brasil fecham acordos de cooperação científica e tecnológica

O acordo entre Brasil e Itália prevê a realização de nove projetos de pesquisa, em conjunto por pesquisadores italianos e brasileiros.

O embaixador italiano, Francesco Azzarello, e o presidente do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), Odir Antônio Dellagostin, assinaram o primeiro programa executivo de cooperação Científica e Tecnológica entre Itália e Brasil.

O acordo prevê a realização de nove projetos de pesquisa, em conjunto por pesquisadores italianos e brasileiros, nas áreas de inteligência artificial, ciências básicas, doenças transmissíveis, geração de energia a partir de fontes renováveis, nutrição e doenças metabólicas, agricultura de precisão, ciências espaciais, produção sustentável e uso de minerais estratégicos.

Todas as iniciativas serão co-financiadas pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália e pelas agências de diversos estados brasileiros.

“Este importante acordo fortalece ainda mais a já intensa colaboração entre os dois países no setor científico”, destacou Azzarello.

“Ainda temos muito que trabalhar juntos e faremos isso graças ao desejo comum de fortalecer a cooperação, ao mesmo tempo em que exploramos as novas fronteiras da ciência”, concluiu o embaixador.