INMET emite aviso para possibilidade de tempestades na faixa leste do Rio Grande do Sul

O motivo é a atuação de uma nova frente fria, que vai avançar pelo litoral do Estado e há risco da ocorrência de temporais.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso para o risco de tempestades no Rio Grande do Sul entre a noite desta segunda-feira e a terça (23). O motivo é a atuação de uma nova frente fria, que vai avançar pelo litoral do Estado. Por conta do deslocamento desse sistema, há risco de temporais por causa do choque com o calor intenso que atinge todo o RS.

De acordo com o INMET, há perigo potencial de temporais desde o Chuí até a divisa com Santa Catarina, passando por cidades como Pelotas, Rio Grande, Camaquã, toda a região metropolitana, Serra e o Litoral Norte. As instabilidades, onde ocorrerem, podem ocorrer transtornos para a população causados pelas pancadas de chuva e acumulados.

O alerta destaca a possibilidade de pancadas intensas de chuva, de até 50 milímetros em um dia, e ventos entre 40 e 60 km/h. Ainda segundo o Instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

A advertência é válida para a região em amarelo no mapa abaixo, entre as 23h desta segunda-feira e as 11h da manhã desta terça-feira.

Foto: Agora no Tempo / Agora RS

Instruções em caso de temporal

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).