Condenado a 37 anos de prisão motorista que sequestrou e matou adolescente em Catuípe

A Justiça Estadual condenou um homem a 37 anos de prisão, em regime fechado, pela morte de uma jovem em Catuípe, na região Norte do Estado. O crime ocorreu em março de 2019, quando Maria Eduarda Zambom, que tinha 15 anos, foi sequestrada pelo motorista da van que deveria fazer o transporte dela até a escola.

A decisão pela condenação foi tomada por júri popular. A dosimetria da pena foi aplicada pela juíza Rosmeri Oesterreich Krüger. “A culpabilidade do réu é acentuada, considerando a intensidade de dolo no agir ao premeditar a condução da menor até o local dos fatos, tendo o condenado consciência da ilicitude do seu ato”, afirmou a magistrada em sua decisão.

Pedro Alberto Zimmermann foi condenado pelo homicídio cinco vezes qualificado por motivo torpe, emprego de meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima e violência contra a mulher; estupro, dissimulação e ocultação de cadáver. Ele está preso desde a época do crime na Penitenciária Modulada de Ijuí.

Como foi o caso

Maria Eduarda Zambom, 15 anos, desapareceu após embarcar em um carro particular dirigido por Zimmermann no dia 29 de março de 2019. O homem teria dito que a van que era usada para a realização do transporte da estudante até a escola havia quebrado. Maria Eduarda não chegou à escola e não retornou para casa no período da tarde.

As buscas começaram no fim da tarde e, no dia seguinte, o corpo da jovem foi encontrado. O motorista foi encontrado ferido a faca no pescoço e encaminhado para atendimento médico.

O carro particular de Zimmermann foi encontrado próximo do local onde os dois foram encontrados ainda de madrugada. Uma blusa da adolescente e a mochila que ela usava foram encontradas dentro do carro dele. Outros pertences foram encontrados perto.

A investigação policial apontou que o homem abusou sexualmente da vítima e, depois, a matou por asfixia. Na sequência, ele tentou suicídio, mas não conseguiu. Durante depoimento, ele apresentou várias versões sobre o fato, sem nunca explicar os abusos sexuais cometidos contra a jovem.