Seduc começa aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica a partir de terça-feira

Provas visam avaliar e diagnosticar a qualidade da Educação Básica brasileira e se estendem até 20 de dezembro.

Alunos de Educação Infantil e do Ensino Fundamental responderão provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que visa avaliar e diagnosticar a qualidade da Educação Básica brasileira. Os exames serão realizados entre 16 de novembro e 10 de dezembro. A avaliação gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do país.

A ação é realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Salete Albuquerque, coordenadora de avaliações institucionais da Seduc, responsável pelo Saeb no Estado, destaca a importância da participação dos estudantes. “Este é o principal instrumento de avaliação da qualidade do ensino que temos no país. As notas, juntamente com os dados do fluxo escolar, resultam no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. A colaboração das nossas escolas é fundamental”, explica.

A edição 2021 do Saeb terá a participação amostral de turmas de escolas da Educação Infantil, por meio de questionários, a aplicação amostral de provas de Língua Portuguesa e Matemática para turmas do 2º ano do Ensino Fundamental e de provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental.

Neste ano, também serão aplicados os questionários eletrônicos para diretores, secretários municipais de Educação e professores ou auxiliares de sala da Educação Infantil.

O Saeb é aplicado a cada dois anos e permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. O exame também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais.