Entrega do Cartão Cidadão será prorrogada por uma semana em Porto Alegre

As entregas seguem de segunda a sexta-feira, das 9 horas da manhã às três horas da tarde, no Gigantinho, mas com novo cronograma de letras.

As entregas do Cartão Cidadão do Devolve ICMS foram prorrogadas por mais uma semana em Porto Alegre. O governo do Estado alega que houve grande concentração de atendimentos nas primeiras horas da manhã, o que gerou filas. Também há um conjunto de beneficiários que não puderam comparecer no dia programado para a letra inicial do seu nome.

Assim, a força-tarefa que terminaria na sexta-feira (26), foi estendida até 3 de dezembro. As entregas seguem de segunda a sexta-feira, das 9 horas da manhã às três horas da tarde, no Gigantinho, mas com novo cronograma de letras. As letras iniciais no período da prorrogação são de A a D (29/11); de E até J (30/11); de K até N (1/12); de O até R (2/12); e de S até Z (3/12), conforme divulgado pelo governo do Estado.

No interior do Rio Grande do Sul, não houve registro de longas filas para a retirada, e o Banrisul está avaliando individualmente cada situação.

Após retirar os cartões, as famílias vão receber, automaticamente, créditos em dezembro para fazer compras em 140 mil estabelecimentos da rede Vero. Com o cartão, cerca de 432 mil famílias gaúchas inscritas no cadastro único e que recebem o Bolsa Família terão uma devolução de R$ 100 reais a cada trimestre do Devolve ICMS. Por meio do cartão, também serão pagos os recursos do programa Todo Jovem na Escola, para quem tem matrícula na rede de Ensino Médio da rede pública estadual.

Para conferir quem tem direito à retirada do cartão basta estar cadastrado no CadÚnico e receber o Bolsa Família ou estar matriculado ou ter dependentes no Ensino Médio. Além disso, foi liberada pela Receita Estadual e Procergs uma consulta a partir do número do CPF. A pesquisa está disponível no site do Devolve ICMS e basta o cidadão digitar seu CPF e data de nascimento.