João Doria vence prévias do PSDB e deve ser o candidato do partido à Presidência

Resultado das eleições internas da legenda acabou virando uma novela de seis dias após pane em aplicativo no domingo passado.

O governador de São Paulo, João Doria, venceu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nas prévias do partido. Com a vitória o chefe do Executivo paulista deve ser o candidato do partido ao cargo de presidente da República em 2022. A eleição de Doria ocorreu após uma semana de estresse entre os partidários tucanos, depois que o aplicativo que seria usado para a votação apresentar problemas.

Doria obteve 53,99% dos votos, contra 44,66% de Leite. Arthur Virgílio Neto, ex-prefeito de Manaus (AM), obteve 1,35% dos votos. A escolha do candidato deveria ter ocorrido domingo passado, mas o sistema de votação apresentou problemas e cerca de 3 mil votos chegaram a ser recebidos, mas não divulgados.

Neste sábado, cerca de 36 mil filiados puderam votar por meio de uma nova ferramenta online. Ao todo, 44,7 mil filiados do PSDB puderam participar da escolha do candidato à presidência, em um esquema de prévias até então não realizado no Brasil.

Quem divulgou o vencedor da disputa foi o presidente do PSDB, Bruno Araújo. Ele citou que houve tentativas de ataque ao sistema de votação nas prévias da legenda neste sábado. No entanto, o app conseguiu funcionar bem e não teve problemas significativos para receber os votos dos filiados.

Doria, que costuma dizer ser “filho de prévias”, vence a sua terceira em seguida. Ele foi vitorioso nas indicações para concorrer à Prefeitura de São Paulo, em 2016, e ao governo do estado, em 2018 –tendo conquistado os dois cargos. Depois de um processo com críticas e acusações trocadas com Leite, Doria terá o desafio de unir a sigla em torno da sua campanha ao Planalto.