DNIT inicia obras de recuperação da Ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul

A Ponte do Fandango faz a ligação entre Cachoeira do Sul e a BR-290, sendo um dos principais acessos ao município.

Começaram, na manhã desta quarta-feira (24), os trabalhos de escoramento do vão com problema da ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí, na BR-153, em Cachoeira do Sul, na região Central do Estado. A estrutura passa por recuperação por causa de rachaduras e de um desnível identificado na pista.

A Ponte do Fandango faz a ligação entre Cachoeira do Sul e a BR-290, sendo um dos principais acessos ao município, além de rota para Porto Alegre e para o Porto de Rio Grande, no Sul do Estado. Ela tinha passado por reforma em 2018 e uma manutenção preventiva em 2020.

De acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a expectativa da autarquia é finalizar a primeira etapa durante o mês de dezembro. Em primeiro momento serão construídos quatro pilares para o escoramento do vão que apresentou problemas no final de outubro.

Obras de escavação das duas estacas que integram o bloco de fundação, que dará sustentação ao primeiro pilar que irá apoiar as vigas existentes da ponte, já estão sendo executadas. Com a conclusão deste trabalho, que usará concreto betuminoso, será possível liberar o tráfego para veículos leves em ambos os sentidos da travessia.

Em paralelo, técnicos do DNIT, em Brasília, estão estudando a melhor alternativa de recuperação total da ponte do Fandango para poder liberar a travessia para veículos pesados. Por enquanto, os condutores de ônibus e caminhões devem utilizar as rotas alternativas.

Rotas Alternativas:

Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290/RS ir até a BR-471/RS, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST-287 até Novo Cabrais a BR-153/RS.

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS, seguir até RST-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158/RS e retornar à BR-290/RS em Rosário do Sul.

Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande: Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392/RS.