Como preparar um bom currículo para os feirões de empregos

Com o crescente número de desempregados, a cidade de Porto Alegre vem oferecendo várias oportunidades com os já tradicionais feirões de empregos.

Com o crescente número de desempregados e a crise econômica que assola o país, a cidade de Porto Alegre vem oferecendo várias oportunidades com os já tradicionais feirões de empregos.

Então, se você também está em busca de uma nova oportunidade de trabalho fique atento às dicas que preparamos para vocês de como fazer um currículo atraente para os recrutadores e assim, aumentar as suas chances de contratação.

● Liste as empresas onde desejaria trabalhar

Nos feirões de empregos são ofertadas sempre muitas vagas por diversas empresas. Então, o primeiro passo é listar aquelas que você gostaria de ser contratado, pois isso deixará sua busca mais assertiva.

Ao montar essa listinha busque compreender mais detalhes sobre cada empresa, como a cultura da organização, os valores corporativos que a empresa prega e se eles correspondem aos seus valores. Lembre-se que essa é uma lista pessoal e não deve ser partilhada com os recrutadores.

● Coloque todas as suas experiências relevantes no currículo

Como se trata de um feirão é comum que você descubra apenas no momento as vagas disponíveis. Por isso a dica é fazer um currículo mais abrangente que possa ser apresentado para algumas áreas diferentes.

Nesse caso, o mais indicado é que você coloque todas as suas experiências, mais relevantes e duradouras e diga todas as suas áreas de interesse. Por ser uma situação atípica, os recrutadores verão isso com bons olhos e é mais fácil que você se encaixe no perfil buscado por alguma empresa.

● Tenha cuidado com os erros de português e gramática

Nunca faça um currículo às pressas, pois isso pode arruinar as suas chances de conseguir um bom emprego. Isso porque na pressa sempre deixamos passar alguns errinhos de português e/ou de gramática e isso realmente pesa muito na escolha por parte dos recrutadores.

A nossa dica é que você revise o seu currículo e peça também para mais duas pessoas diferentes revisarem, assim você evita que algum errinho passe despercebido.

● Não minta nas qualificações profissionais

O ditado mais certo que existe é aquele que diz que a mentira tem perna curta, e realmente tem, ela é sempre descoberta, mais cedo ou mais tarde.

Não corra esse risco e evite a vergonha desnecessária de assumir que mentiu sobre alguma das qualificações profissionais colocadas no seu currículo. Se você não domina a língua inglesa, não coloque que fala inglês, nem diga que fez algum curso ou especialização que não fez pois isso será descoberto.

Concentre-se em colocar apenas as informações verídicas e assim não ter maiores dores de cabeça futuramente.

● Cuidado com o tamanho

Essa dica se faz duplamente importante quando falamos de feirões de empregos, pois com a quantidade de currículos que as empresas acabam recebendo nesses eventos, é importante que você seja o mais sucinto e breve possível para não cansar a pessoa que está analisando e, consequentemente, aumentar as suas chances de conseguir a vaga.

Então coloque todas as informações importantes de uma forma que seja direta sem muita delonga e que também não falte nenhuma informação, pois isso é importante.

O ideal é que você consiga concentrar todos os dados em uma página ou, no máximo duas que é o suficiente para colocar tudo e não cansar o leitor. Agora com essas dicas é só se preparar e aguardar o próximo feirão de empregos para conseguir uma vaga.