Com foco na retomada da bola e saída da pressão, Grêmio se prepara para enfrentar o América-MG

O Grêmio precisa ganhar, empate não é bom resultado

O Grêmio se prepara para mais uma das “finais” que tem até o fim do Brasileirão. O Tricolor enfrenta, no sábado (13), às 18h30, o América-MG. A partida será realizada no Estádio Independência, em Belo Horizonte. O Grêmio precisa ganhar, empate não é bom resultado.

Ontem à tarde nos treinamentos, Mancini deu ênfase para um treino específico de pressão pós-perda e saída da zona de pressão. Mais tarde, em campo reduzido, a atividade foi dedicada a um trabalho dinâmico, com ênfase na velocidade de reação, jogo vertical e reorganização coletiva rápida.

Esses são aspectos da dinâmica do jogo que, sem dúvida, o Grêmio terá de aprimorar se quiser se livrar do Z-4. É através da pressão à região da bola após a perda e da saída dessa marcação que se dá boa parte do controle do jogo no futebol atual. Contra o Fluminense já houve melhora em comparação com o Gre-Nal. Os dados são do SofaScore.

Pressão pós-perda e saída da zona de pressão

E possível associar esses componentes do jogo ao número de desarmes e interceptações na partida. Na partida diante do Flu, o Tricolor Gaúcho já apresentou melhora em relação ao Gre-Nal, ainda que sejam jogos de porte diferentes. Na partida de terça-feira (9), o Grêmio teve 18 desarmes a 12 e 17 interceptações a 8. Os destaques negativos foram a quantidade de faltas feitas pela equipe gaúcha, 18, e o número de duelos por baixo perdidos, 47 a 58.

No Gre-Nal o cenário foi diferente, é verdade. O Inter cedeu mais o campo, resultando em uma posse de bola beirando os 60% para o Grêmio. Mas o Inter teve no total mais desarmes, 31 a 19, e interceptações, 18 a 10. Mas sim, essa análise está condicionada à situação específica do jogo.

Outro dado fornecido pelo SofaScore e que pode ser definidor desses componentes do jogo é o número de perdas de posse. E, analisando friamente, sem as diferentes nuances das partidas, o Grêmio teve melhora. No Gre-Nal, o Tricolor perdeu a bola 159 vezes contra 138 do Inter. Enquanto contra o Fluminense o Grêmio voltou a perder mais a bola, mas a diferença foi menor – 129 a 127.