Às vésperas do Gre-Nal, Grêmio joga bem, mas acaba derrotado pelo Atlético-MG no Brasileiro

Tricolor criou e teve gol anulado. Mas o Galo soube explorar melhor as oportunidades e acabou vitorioso

O Grêmio chega para o Gre-Nal do próximo sábado (6) com uma sequência de três derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro: Atlético-GO, Palmeiras e, hoje, para o Atlético-MG. Nesta quarta-feira (3), o Tricolor enfrentou o Galo, no Mineirão, em partida atrasada da 19ª rodada da competição nacional, e saiu derrotado por 2 a 1.

Mas um olhar para o copo meio cheio, vê evolução na equipe gremista. Em uma linha que começa com lampejos nas duas partidas anteriores e chega, principalmente, na atuação de hoje, quando estabeleceu uma boa condição de competitividade contra o líder da competição.

Primeiro tempo

Já nos primeiros minutos Borja chutou uma bola na trave e, na sequência do lance, teve um gol bem anulado pelo árbitro Luiz Flávio de Oliveira com ajuda do VAR. Ele viu impedimento na jogada. Ainda na primeira parte da etapa inicial, houve outra chance imperdível com Borja e, depois, o colombiano acertou o travessão, dessa vez de fora da área.

Mas, aos 11 minutos, o peso da má fase caiu de novo sobre o Grêmio e o Tricolor acabou castigado na primeira investida mais aguda do Atlético. Zaracho recebeu de Diego Costa, dentro da área, e chutou rasteiro para o gol de Chapecó.

O restante do primeiro tempo seria de muita disputa. Ambas as equipes exploravam os espaços, mas não houve grandes chances. Ao final da primeira etapa, o Galo teve mais a bola, com 60%, mas o Grêmio arriscou mais. Oito vezes, contra seis dos mineiros.

Segundo tempo

A partida continuou acirrada e em um ritmo bastante intenso no segundo tempo. O Grêmio se viu obrigado a tomar mais a iniciativa, enquanto o Atlético encontrava dificuldades para encaixar o contra-ataque que fecharia o placar.

Aos 10 minutos, veio o empate do Grêmio. Campaz, que havia entrado na primeira etapa no lugar de Villasanti, recebeu o pivô de Borja e chutou para o gol. O Grêmio ganhava ânimo.

Mas o mesmo Campaz, protagonista da reação gremista no jogo, colocou a mão na bola dentro da área em uma cobrança de falta de ataque do Atlético e o pênalti foi marcado. Vargas cobrou e colocou o Galo de novo em vantagem.

Novamente, o Grêmio teria uma atuação de bons momentos estragada por algumas incompetências, mas também por azar.

Situação e próximo jogo

O Grêmio ainda é vice-lanterna do Brasileirão, com 26 pontos, a sete pontos do Bahia, primeiro time fora do Z-4. E agora o Grêmio só tem mais um jogo atrasado a disputar, contra o Flamengo, ainda sem data.

Agora é tudo Gre-Nal. A dupla se enfrenta no sábado (6), no Beira-Rio, às 19h.

Escalações

Atlético-MG

Everson; Guga (Mariano), Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Tchê Tchê (Jair), Zaracho (Savarino) e Nacho Fernández; Hulk (Vargas) e Diego Costa (Nathan) – 4-4-2Técnico: Cuca

Grêmio

Gabriel Chapecó; Rafinha, Ruan, Pedro Geromel e Bruno Cortez; Thiago Santos (Jhonata Robert), Lucas Silva (Mateus Sarará) e Villasanti (Campaz); Ferreira (Alisson), Borja (Diego Souza) e Douglas Costa – 4-3-3Técnico: Vagner Mancini

Arbitragem

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistente: Alex Ang Ribeiro (SP)
Assistente: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)