Aneel estima aumento de 21,04% na conta de energia elétrica

A principal causa do aumento apontado pela Aneel está nas medidas tomadas pelo governo federal para garantir o abastecimento de energia elétrica.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nesta sexta-feira (12) que estima que as contas de luz terão, em média, uma alta de 21,04% em 2022.

A principal causa do aumento apontado pela Aneel está nas medidas tomadas pelo governo federal para garantir o abastecimento de energia elétrica, que está sendo afetada pela crise hídrica.

Considerando dados da própria Aneel, o reajuste acumulado neste ano só para o consumidor residencial chega a 7,04%, ou seja, o aumento projetado para o ano que vem praticamente triplica a alta de 2021. Em 2020, o aumento médio foi de 3,25%.

Os reajustes são puxados ainda pelo aumento de importação de energia, por meio de contratos firmados com Argentina e Uruguai.

Como os reajustes de tarifas são feitos anualmente pela Aneel, após analisar os custos de cada distribuidora de energia do País, o porcentual de aumento varia de estado para estado.