A importância do exercício físico na prevenção e no tratamento de problemas da saúde mental

Que a prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde, todo mundo já sabe. Mas esse bom hábito vai muito além de promover benefícios.

Que a prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde, todo mundo já sabe. Mas esse bom hábito vai muito além de promover benefícios para o corpo físico e a estética.

Estudos já comprovam que se exercitar regularmente também é importante para manter a saúde mental. Tão em voga por conta das restrições impostas pela pandemia da covid-19, e destaque nas Olimpíadas de Tóquio, a manutenção da saúde mental é ponto-chave para uma boa qualidade de vida.

Afinal, com a necessidade de manter o isolamento e o distanciamento social, o número de pessoas com problemas emocionais, sociais e mentais vêm crescendo. O mesmo ocorre com a pressão de rotinas que exigem demais no dia a dia.

O resultado, em ambas as situações, são problemas na saúde mental com destaque para o estresse, a depressão e a ansiedade.

De acordo com Joana Dias, especialista em Saúde no Saudável e Forte, a prática regular de exercícios físicos pode prevenir quadros como esses e ainda ajudar no tratamento para reduzir os sintomas das doenças.

“Seja uma caminhada ou uma atividade de grupo, o fato é que exercitar o corpo ajuda a manter a mente sã. E, com isso, os riscos de depressão e ansiedade são reduzidos substancialmente”, acrescenta Joana.

Depressão e ansiedade

Isso se dá porque o exercício físico libera endorfina, substância que, ao ser liberada no organismo, estimula a sensação de bem-estar, conforto e bom humor.

Além disso, os exercícios físicos, ao trabalhar os sistemas muscular e cardiovascular, ajudam a aliviar a tensão e o estresse. Mas, no caso de pessoas com quadros de depressão e ansiedade, a prática é fundamental porque trabalha a concentração, o foco e a atenção, alterando o foco das preocupações, medos e tristezas.

TDAH e TEPT

Além de aliviar e melhorar os sintomas da depressão, ansiedade e estresse, a prática regular de exercícios físicos também atua no transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e no transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Isso ocorre porque os exercícios também são responsáveis por aumentar os níveis de dopamina, norepinefrina e serotonina, substâncias que estimulam o foco e a atenção.

Idosos

Outro benefício da prática regular de exercícios físicos recai sobre a saúde mental de idosos. Com o passar dos anos, as limitações físicas e neurológicas acabam tendo efeito também no emocional das pessoas.

Com isso, sintomas como frustração, irritabilidade, insônia, depressão e ansiedade são comuns nessa faixa etária. Com a inserção de caminhadas, pedaladas, aulas em grupo e esportes ao ar livre, o idoso retoma a motivação física e mental para realizar as tarefas do dia a dia.

Além disso, não raro, é na prática de atividade física da terceira idade que a ressocialização ocorre, o que também influencia na manutenção da saúde mental.