Tempo fica instável no RS nesta sexta; há alerta para temporal

O tempo fica instável e o Rio Grande do Sul fica em situação de perigo para temporais ao longo desta sexta-feira (15).

O tempo fica instável e o Rio Grande do Sul fica em situação de perigo para temporais ao longo desta sexta-feira (15). O alerta também serve para Santa Catarina e Paraná.

As fortes áreas de instabilidade que irão avançar pelo Estado estão associadas ao deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica que se formará no Paraguai.

Além disso, o avanço de uma frente fria e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera também contribuem para a formação de nuvens muito carregadas no Rio Grande do Sul.

A chuva mais intensa e volumosa, que pode vir em forma de granizo e tem alto potencial para transtornos, é esperada especialmente em áreas do Norte e Noroeste gaúcho, inclusive nas regiões de São Luiz Gonzaga.

Segundo a previsão, nessas localidades, as rajadas de vento mais intensas podem chegar a 100km/h e há risco de granizo localizado.

Os temporais também serão persistentes em praticamente todo o estado, com exceção das áreas do Rio Grande do Sul próximas à fronteira com o Uruguai, onde só deve chover fraco.

Em Porto Alegre e Alvorada, previsão de pancadas de chuva com períodos de tempo nublado, mas há possibilidade de temporal ao longo desta sexta, mínima de 16°C e máxima de 22°C.

Em Capão da Canoa, tempo instável, mínima de 17°C e máxima de 25°C. Em Passo Fundo, tempo fica instável e há possibilidade de temporal com granizo, mínima de 14°C e máxima de 21°C.