Sábado será o "dia D" de multivacinação em Porto Alegre

Estarão abertas 85 unidades de saúde, das 9h da manhã às 17h da tarde. Serão oferecidas 22 vacinas indicadas no Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

O sábado será o dia D de multivacinação em Porto Alegre. Estarão abertas 85 unidades de saúde, das 9h da manhã às 17h da tarde para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos. Serão oferecidas 22 vacinas indicadas no Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

A primeira dose da vacina contra Covid-19 também estará disponível para adolescentes a partir de 12 anos, em 45 unidades de saúde. Nestes locais, haverá segunda dose de Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech para vacinados até 18 de setembro, 7 e 21 de agosto, respectivamente.

A terceira dose será oferecida para idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde vacinados com a segunda aplicação até 16 de abril (seis meses) e imunossuprimidos vacinados com a segunda dose até 18 de setembro (28 dias), independente do fabricante.

Os locais de vacinação estão disponíveis através deste link.

Documentação necessária

Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, é preciso apresentar documento de identidade com CPF. Para segunda e terceira dose, documento de identidade e carteira de vacinação. Para a dose de reforço, imunossuprimidos precisam comprovar a condição de saúde. Já os profissionais de saúde, devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe. Para as demais vacinas, é preciso apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação da criança ou do adolescente.

Quais vacinas serão oferecidas

Serão oferecidas 15 vacinas indicadas no PNI (Plano Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde, aplicadas de acordo com a necessidade individual, após avaliação da situação vacinal de cada criança e adolescente: Hepatite B, Pentavalente, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10- valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice Viral, DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.

Linhas gratuitas

Para facilitar o acesso da população aos locais de imunização, a prefeitura irá fornecer transporte gratuito em 15 linhas circulares, que irão até 19 unidades de saúde. O serviço atenderá as nove regiões da cidade com o maior número de pessoas aptas a se vacinar, registradas no CadÚnico (Cadastro Único) para políticas públicas do governo federal, mas que ainda não estão imunizadas contra a Covid-19.

A estrutura de linhas irá funcionar das 9h às 17h, com partidas de viagens entre 25 e 35 minutos durante o período em que os postos estiverem abertos. Para consultar os itinerários e linhas disponibilizadas, clique aqui. O trajeto também pode ser conferido pelo app 156+POA. As paradas de ônibus com as linhas gratuitas estarão identificadas com adesivos.

Os demais postos terão atendimento pelas linhas normais que circulam aos sábados.