Rio Grande do Sul tem alerta para ocorrência de temporais

O maior risco para temporais é na região Noroeste, Norte e Centro do Rio Grande do Sul, mas não se descartam temporais na região Central, Vales e Metropolitana.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois avisos para o risco de temporais no Rio Grande do Sul. As advertências alertando para o perigo de tempestades com raios, chuvas intensas e granizo são válidas até a manhã desta sexta-feira (15).

O maior risco para temporais é na região Noroeste, Norte e Centro do Rio Grande do Sul. A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica junto a um cavado na média atmosfera deve provocar a formação de nuvens de tempestade sobre os três estados do Sul do Brasil.

No Norte e Noroeste do RS, há alto risco de queda de granizo, ventos fortes (entre 70 e 100 km/h) e grandes volumes de chuva acumulada. Por isso, o INMET adverte que os moradores fiquem atentos, pois há risco de danos e corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Conforme o INMET, não se descarta a ocorrência de temporais também no Vale do Taquari e Rio Pardo, Região Metropolitana, Vale do Sinos e Litoral Norte.

Como se proteger de um temporal

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).