Porto Alegre sediará evento de inovação em 2022

O South Summit acontecerá no primeiro semestre do ano que vem, quando Porto Alegre comemora 250 anos.

O Rio Grande do Sul vai sediar a edição de 2022 do South Summit, uma das maiores feiras de inovação do mundo. O evento acontecerá no primeiro semestre do ano que vem, quando Porto Alegre comemora 250 anos. Conforme a organização, a escolha de Porto Alegre se deu porque a cidade possui um ecossistema de inovação que conta grandes parques tecnológicos e mais de mil startups.

O anúncio foi feito pela presidente e fundadora do South Summit, María Benjumea, durante a edição desse ano da tradicional feira negócios e inovação, que está sendo realizada em Madri, na Espanha. A feita reúne empreendedores, investidores, startups e corporações do mundo todo. O Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre enviaram uma delegação para o evento de 2021.

O governador do Estado, Eduardo Leite destacou a importância da nova conexão estabelecida entre Espanha e Brasil para intensificar o desenvolvimento de ambos ecossistemas. “Recebemos com grande alegria e honra a notícia de que Porto Alegre será a próxima casa do South Summit em 2022. Estamos trabalhando para que o Estado se destaque no setor da inovação, da tecnologia, e a realização de um encontro deste tamanho e relevância trará muitas oportunidades de negócios e troca de experiência, além de fomentar o turismo e atrair investidores. As conquistas passadas são muito importantes e devem ser lembradas, mas devemos olhar para o futuro, e não há futuro sem investimento em inovação e tecnologia”, afirmou o governador.

Já o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reforçou que a Capital gaúcha é um polo de inovação. “O South Summit encontrará um ambiente muito favorável em Porto Alegre. Temos muito talento e um grande acúmulo de inovação, tecnologia e empreendimento. Além disso, tomamos a decisão de criar um ambiente amigável para a nova economia, reduzindo impostos, burocracia, máquina pública e acelerando a abertura de novos negócios. Nossa cidade é acolhedora e conta com espaços de lazer, gastronomia, cultura e entretenimento. Junto ao Governo do Estado e às universidades vamos realizar uma edição histórica”, destacou Melo.

Conheça o evento

O South Summit é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios. A iniciativa, criada pela Espanha Startup em 2014, está sediada em Madri e estende sua rede de conexão para o resto do mundo. A edição do evento de 2020, realizada de forma digital, reuniu mais de 52 mil espectadores.

Na edição desse ano, que ocorre de 5 a 7 de outubro, em Madri, são esperados 1,2 mil investidores, 6,8 mil startups e 6,7 mil empresas. Durante os três dias, serão 650 painelistas de 124 países. A estimativa é de que cerca de US$ 130 bilhões sejam movimentados entre investimentos e acordos.