Porto Alegre reduz intervalo da segunda dose da AstraZeneca para oito semanas

A secretaria da Saúde de Porto Alegre estima que mais 9 mil pessoas que receberam o imunizante estarão aptas a completar o esquema vacinal.

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Porto Alegre vai reduzir de dez para oito semanas o intervalo de aplicação das doses de Oxford/AstraZeneca. A mudança vale a partir desta quarta-feira (20). A secretaria estima que mais 9 mil pessoas que receberam o imunizante estarão aptas a completar o esquema vacinal.

A medida segue orientação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que anunciou a redução do intervalo na última sexta-feira, 15. Com a mudança, a SMS estima que mais 9 mil pessoas que receberam o imunizante estarão aptas a completar o esquema vacinal.

Com a mudança no intervalo, poderão receber a segunda dose pessoas vacinadas com o imunizante AstraZeneca/Oxford até 25 de agosto. Os locais e horários de imunização serão divulgados ao longo do dia pela Prefeitura de Porto Alegre.

A redução no prazo entre as doses já havia sido adotada para a vacina da Pfizer/BioNTech, que passou de 12 para oito semanas, em 15 de setembro.

Com relação à segunda dose de Coronavac/Butantan, será mantido o intervalo de 28 dias. Assim, quem recebeu a primeira dose até 22 de setembro já pode completar o esquema vacinal. Para receber a segunda dose, é preciso apresentar documento de identidade e carteira com o registro da primeira aplicação.