Ponte do Fandango: interdição para veículos deve ser mantida na próxima semana após vistoria

Fissuras e rachaduras foram identificadas em uma parte da ponte do Fandango, na BR-153. Também foi detectado desnível em uma das pistas.

A interdição da Ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul, deve ser mantida até, pelo menos a próxima sexta-feira, conforme o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Foram encontradas fissuras e rachaduras em uma das estruturas de concreto que dá acesso ao vão principal, que é metálico. Também foi detectado desnível em uma das pistas da ponte.

A passagem de pedestres deve ser retomada já neste sábado (30), às 18h. O tráfego de veículos seguirá suspenso na BR-153 até, pelo menos sexta-feira (5) e em esquema de “pare e siga”. Esse sistema deve se manter até a conclusão dos trabalhos de recuperação, que são estimados em 30 dias.

Técnicos do DNIT estão no local, realizando uma vistoria mais aprofundada da situação da ponte. Estudos para a solução do problema e elaboração de projeto para recuperar a estrutura danificada já iniciaram. O DNIT calcula que as obras de recuperação as fissuras comecem no dia 16 de novembro. Os prazos podem sofrer ajustes de acordo com os estudos e o projeto que estão sendo desenvolvidos.

Após a conclusão dos reparos, será feito um novo estudo de carga de capacidade da ponte para liberação completa sobre a travessia. Essa data ainda não foi definida, pois depende da locação de equipamentos. Mais detalhes só serão divulgados posteriormente com a conclusão dos estudos por parte do DNIT, o que ainda não tem data para ocorrer.

Desvios por causa da interdição da Ponte do Fandango:

Porto Alegre – Cachoeira do Sul

Pela BR-290 ir até a BR-471, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST-287 até Novo Cabrais e pegar a BR-153.

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste

Sair pela BR-153 seguir até RST-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158 e retornar à BR-290 em Rosário do Sul.

Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande

Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392/RS.