Ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul, é interditada após apresentar rachaduras

O motivo são fissuras percebidas na estrutura da ponte do Fandango. Ainda não há previsão de quando a BR-153, em Cachoeira do Sul, será liberada.

A ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, foi interditada na noite desta sexta-feira (29). O motivo são fissuras percebidas na estrutura da ponte. Ainda não há previsão de quando a passagem será liberada.

Técnicos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) estão no local e avaliam a estrutura. Ontem, foram detectadas rachaduras em uma das estruturas de concreto que dá acesso ao vão principal (metálico). As fissuras foram percebidas por usuários que passaram pelo local.

O DNIT esteve no local hoje pela manhã e, após vistoria preliminar, ficou definido que o bloqueio total será mantido até a próxima quarta-feira (3 de novembro), data prevista para conclusão da avaliação técnica.

A Ponte do Fandango faz a ligação entre Cachoeira do Sul e a BR-290, sendo um dos principais acessos ao município, além de rota para Porto Alegre e para o Porto de Rio Grande, no Sul do Estado. Ela passou por reforma em 2018 e manutenção preventiva em 2020.

A autarquia federal recomenda que os motoristas usem desvios por outras estradas para desviar do trecho interditado. Veja abaixo.

Rotas alternativas recomendadas:

Porto Alegre – Cachoeira do Sul

Pela BR-290 ir até a BR-471, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST-287 até Novo Cabrais e pegar a BR-153.

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste

Sair pela BR-153 seguir até RST-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158 e retornar à BR-290 em Rosário do Sul.

Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande

Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392/RS.