Ouça no podcast Meio-Dia: empresas são investigadas por sobrepreço em medicamentos e mais notícias desta quinta-feira

Ouça o Podcast Meio-Dia também em outras plataformas de áudio: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

A Secretaria Estadual da Saúde começou a distribuição, nesta quinta-feira, de mais 562 mil doses de vacinas contra a covid-19 para todos os municípios do Rio Grande do SulAs entregas contém vacinas da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac. Elas serão destinadas para as doses de reforço para idosos, pessoas imunodeprimidas e trabalhadores da saúde, assim como para as segundas doses. A destinação das doses foi decidida ontem em reunião da Comissão Intergestores Bipartite, que reúne a Secretaria Estadual da Saúde com o Cosems/RS, conselho formado pelas Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul desencadeou a quinta fase da Operação AI-Covid-19, que busca apurar a ocorrência de crimes contra a saúde pública, a ordem econômica e popular e a prática de preços abusivos nas vendas públicas de insumos laboratoriais e produtos médico-hospitalares utilizados na prevenção e combate à pandemia. São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Os alvos são duas distribuidoras e seus três sócios, todos com endereços em Porto Alegre. Segundo a investigação, o sobrepreço aplicado pelas empresas em seis medicamentos que fazem parte do kit intubação foi superior a 2 milhões de reais entre junho de 2020 e maio deste ano. Os produtos superfaturados foram adquiridos por hospitais, fundações e associações hospitalares, santas casas e prefeituras.

Vai faltar água em bairros da Capital nesta quinta-feira em função de obras do Departamento Municipal de Água e Esgotos. Pode haver interrupção do abastecimento no bairro Farrapos em função dos trabalhos de substituição de redes de água no bairro, que ocorre na rua Frederico Mentz, esquina da rua Maria Trindade. O retorno da água está previsto para a noite. A partir da uma da tarde, pode ocorrer baixa pressão, até amanhã de manhã, nos bairros Auxiliadora, Bom Fim, Centro, Cidade Baixa, Floresta, Independência, Menino Deus, Mont’Serrat, Petrópolis, Rio Branco, Santa Cecília, Santana e São João. O motivo é a lavagem de decantadores na Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento. Também serão realizados serviços amanhã, na Avenida Nonoai, 870, também com interrupção do serviço de abastecimento na região.

Um homem de 49 anos foi preso preventivamente por sequestrar, manter em cárcere privado e estuprar uma adolescente de 15 anos, em Porto Alegre. Segundo a polícia, ela foi mantida em cárcere privado após ser abordada pelo homem, enquanto ia para escola no dia 25 de agosto. Ela sofreu sucessivos estupros. Depois, foi abandonada no Centro da Capital. A jovem foi encaminhada para atendimento médico. O investigado já respondia a um processo por exploração sexual de outras duas adolescentes, que estudam na mesma escola da jovem agredida. De acordo com a Polícia Civil ele frequentava o local, apresentando um nome falso e afirmando ser comprador e vendedor de brinquedos. Ele também tem antecedentes por armazenamento de material pornográfico de crianças e adolescentes, entre outros crimes.

Outra massa de ar polar atua no Rio Grande do Sul e derruba as temperaturas nesta quinta-feira. Após uma manhã fria, com mínimas abaixo dos 10 graus, as máximas chegam aos 20 graus em cidades como Uruguaiana, Santa Maria e Porto Alegre. O tempo fica firme com possibilidade de chuva nas áreas mais ao norte, mas de forma menos intensa que ontem. A previsão aponta para mais chuva em forma de pancadas moderadas para a sexta-feira. Deve chover desde a manhã na Fronteira Oeste, no Norte, na Região Central, no Noroeste e nas Missões.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: